10 de out. de 2008

Tá caro...


No último final de semana aconteceu no kartódromo Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, a 8ª etapa do Campeonato Paulista Light de kart. Um campeonato que deveria ser o mais bem sucedido do Brasil, com grids cheios e corridas maravilhosas. Mas a realidade não é bem assim.

Das oito corridas que aconteceram, só duas tiveram um grid respeitável: cadete, com 21 karts, e Sprint A, com 25. As outras não passaram de 11 pilotos na pista, sendo que Júnior teve seis!! É bom lembrar que a categoria cadete, por ser a dos pilotos mais jovens, tudo é mais barato e o “paitrocínio” é mais acessível para uma parcela maior de pilotos. E no caso da Sprint A, esse final de semana em específico foi a última classificatória da Seletiva Petrobrás, competição onde pilotos tentam em seis etapas um lugar em uma grande final, que acontece em novembro, com 12 competidores, com um prêmio de 100 mil reais.

Bom prêmio. Estimula o kart nacional. O engraçado foi um conversa após a prova, quando o assessor de imprensa da seletiva me falava que a grande premiação equivaleria a uma temporada na Stock Jr. e o pai de um dos meninos que se classificou retrucou:

- A temporada da Stock Jr. custa uns 150 né!!! 100 mil é o que eu pus nele esse ano no kart.

Ta caro andar de kart no Brasil. Os grids estão ficando vazios e as iniciativas de se fazer automobilismo barato não estão tendo a atenção e o apoio devido da CBA e da FASP. Algo tem que ser feito para que automobilismo seja um esporte acessível a quem goste e tenha algum dinheiro sobrando para investir, mesmo que seja somente por hobby, e não só de milionários ou ligados à patota.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que acontece com o Kart no Brasil é muito preocupante.
As dificuldades na porta de entrada do automobilismo se reflete diretamente no automobilismo nacional.
O que me assusta é que a Seletiva Petrobrás manda a garotada para Stock Jr. !!!!
Não temos categorias de base para preparar nossos garotos para a categoria maior do automobilismo mudial, a Fórmula 1?
Como será o futuro dos pilotos brasileiros, todos na Stock Car?
Adoro a Sotck, mas gostaria de ver pilotos brasileiros na Fórmula 1 também.

Anônimo disse...

Caro demais pra brasileiro né... deve ter tanta gente de talento e sem recursos por aí.