31 de mar. de 2009

Charlie Bro(a)wn

Dia de poucas notícias. Ainda repercute as demissões mais que esperadas na fábrica da Brawn, em Brackley, a conversa para extensão do acordo da equipe com a Virgin, a choradeira sobre os difusores (o suporte aerodinâmico da Ferrari e Red Bull ninguém fala) e por ai vai.

Em homenagem à equipe Brawn, segue um episódio do Charlie Brown – “Você é o maioral”. Vem a calhar. Não sei porque, desde que anunciaram o nome da equipe eu fiquei com a relação entre o personagem e o time na cabeça. Essa é a primeira parte. Se a equipe vencer na Malásia prometo postar a segunda a parte.

Irresponsabilidade

Os pilotos da Fórmula 1 já chamaram a atenção para a falta de visibilidade no Grande Prêmio da Austrália que começou mais tarde que o habitual, às 17hs, para que a transmissão de TV seja em um melhor horário na Europa. O GP da Malásia será no mesmo horário.

O tempo na Malásia anda instável nas últimas semanas com muitas chuvas e enchentes. Hoje, a previsão do tempo para o fim de semana da corrida é de tempo fechado e 14 mm de chuva no sábado e 30 no domingo, o que deve piorar ainda mais a visibilidade.

Acho que os responsáveis pelos horários das corridas (leia-se Bernie Ecclestone) deveriam colocar a mão na consciência e pensar direito se vale o risco. Automobilismo não é brincadeira, as pessoas podem se machucar ou até perder a vida por uma irresponsabilidade dessas.

Hoje li uma declaração de Nico Rosberg pedindo para que as corridas sejam mais cedo ou à noite com uma iluminação específica para provas noturnas (como em Cingapura). Esse horário de final de tarde é horrível por causa da posição do sol, que mais baixo bate diretamente nos rosto dos pilotos, e o decréscimo da temperatura durante a prova, que compromete o grip dos pneus. Concordo com ele.

30 de mar. de 2009

Péssimo começo para a Stock

Não assisti a corrida de domingo da Stock Car porque estava ocupado com meu kart na Granja Viana. Mas os comentários que chegam através da imprensa e de quem foi ao autódromo são os piores possíveis.

Capôs voando, falta de segurança dos carros, desclassificações injustas, arquibancadas com apenas meia lotação (os caras marcam a primeira prova da temporada no mesmo dia da abertura do campeonato da Fórmula 1!!) e por ai vai. Isso sem contar os dos incêndios que aconteceram nos testes durante a semana passada.

Isso é resultado da falta de planejamento dos promotores do evento que quis colocar um carro para correr sem o devido desenvolvimento. Parece que alguns chefes de equipe estão dizendo que o novo carro tem problemas de projeto. Aquele mesmo que foi lançado ano passado como uma grande evolução da categoria.

Vários pilotos como Caca Bueno e Sperafico já vieram a público dizer que o carro não é bom.

A Stock Car é a principal categoria do Brasil e tem muitos méritos de ter aberto um caminho para pilotos realmente profissionais viverem de automobilismo no Brasil. Mas isso não quer dizer que ela esteja entre as melhores divisões de turismo do mundo como muita gente diz (aliás, longe disso). Isso tanto na parte de organização como, especialmente, na área técnica.

Vamos esperar que a turma acorde, porque a Stock Car tem uma história muito legal para estar no patamar que se encontra. Não é uma categoria de turismo de verdade. E não seria difícil fazer, mas, às vezes, tem gente que complica coisas que não precisam ser tão difíceis. Por que será?

GP da Austrália – corrida

Bem atrasado vamos falar do ótimo GP da Austrália de Fórmula 1. Corrida bem emocionante com muitas brigas. Acho que o regulamento novo, pelo menos nesta primeira prova, funcionou. É lógico que temos que lembrar que Melbourne é um circuito de rua bem diferente do restante da temporada, mas a corrida foi boa.

- A Brawn acabou de escrever um dos capítulos mais bonitos da história da Fórmula 1. Não sei se vão disputar o título, nem se vão conseguir manter esse ritmo já na próxima prova. Mas a superação deste time (pilotos, engenheiros, mecânicos, faxineiros, cozinheiros... ) foi impressionante. Por muito tempo não se sabia nem se eles estariam no grid do GP da Austrália. Depois se imaginou que frequentariam as últimas posições. E no final eles estrearam com uma dobradinha sensacional. O mundo do automobilismo tem que reverenciar essas pessoas que trabalharam neste projeto.

- Jenson Button fez uma ótima corrida. Foi seguro na largada e abriu boa vantagem para poder controlar a prova. O carro da Brawn é muito bom, mas deu para ver que em condições de corrida, algumas equipes como Red Bull e BMW podem surpreender. A vitória de Jenson só não foi mais tranqüila por causa dos dois safety cars que diminuíram sua vantagem.

- Já Barrichello teve uma corrida bem conturbada. Largou mal e caiu para sétimo. Ainda levou um toque traseiro de Kovalainen que o arremessou sobre Webber na primeira curva comprometendo seu difusor traseiro (!!) e o aerofólio dianteiro. Não conseguiu imprimir um ritmo rápido, mas foi constante e com uma boa estratégia e dose gigantesca de sorte chegou em segundo. Foi importante, já que em uma virtual disputa de título com Button, não ficou tão atrás assim.

- Vettel e Kubica faziam ótima corrida. Os dois mostraram que podem vencer corridas esse ano. Especialmente o alemão. Mas jogaram tudo fora a três voltas do final quando disputavam a segunda posição e acabaram batendo e ficando com nada. Os comissários puniram Vettel com 10 posições no grid do GP da Malásia. Achei ridículo. Foi acidente de corrida. Os dois dividiram a curva e bateram. Essas decisões de punição em acidentes são muito complicadas, acho que só deviam acontecer em caso deliberado. Como punir Vettel e não punir Barrichello, por exemplo, quando tirou Raikkonen da curva para ultrapassá-lo? Ridículo.

- Trulli e Hamilton foram ótimos. Um largou dos boxes e o outro em 18º. Chegaram em terceiro e quarto. O italiano da Toyota foi punido depois por ter feito uma ultrapassagem em bandeira amarela e caiu para 12º. Mas sua corrida foi sensacional. O carro da equipe japonesa é bom e pode brigar por vitórias sim. Já Hamilton não tem um bom carro. Aliás, muito pelo contrário, o bólido da Mclaren é péssimo. Mas ele mostrou porque é campeão do mundo e fez grande corrida. Sem chamar muito a atenção foi galgando posições e acabou ficando com a terceira posição. Ótimo.

- E a Ferrari hein? Rendimento da equipe foi muito ruim comparado com o esperado e demonstrado na pré-temporada. Acredito que o circuito de Melbourne, de características muito particulares, também não ajudou muito. Devem andar melhor na Malásia, no próximo final de semana. Mas é bom a turma de Maranello ficar atenta.

28 de mar. de 2009

Ponto importante

Algumas horas depois do treino oficial, a FIA divulgou o peso dos carros para a corrida. Button realmente está um pouco mais leve q eu Barrichello. Provavelmente uma volta mais curto. O que assusta é como as duas Ferrari estão bem mais leves e mesmo assim vão largr em sexto e sétimo.

Confira:

1. Jenson Button, Brawn GP, 664.5kg
2. Rubens Barrichello, Brawn GP, 666.5
3. Sebastian Vettel, Red Bull, 657
4. Robert Kubica, BMW Sauber, 650
5. Nico Rosberg, Williams, 657
6. Felipe Massa, Ferrari, 654
7. Kimi Raikkonen, Ferrari, 655.5
8. Mark Webber, Red Bull, 662
9. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 691.5
10. Fernando Alonso, Renault, 680.7
11. Heikki Kovalainen, McLaren, 690.6
12. Nelson Piquet, Renault, 694.1
13. Giancarlo Fisichella, Force India 689
14. Kazuki Nakajima, Williams, 612.5
15. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 675.5
16. Adrian Sutil, Force India, 684.5
17. Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 662.5
18. Lewis Hamilton, McLaren, 655
19. Timo Glock, Toyota, 670
20. Jarno Trulli, Toyota, 660

GP da Austrália – Classificação – Só deu Brawn

A Brawn simplesmente dominou o treino oficial que terminou agora a pouco e levou toda a primeira fila do Grande Prêmio da Austrália deste domingo. No Q1 e Q2 a ordem foi Barrichello-Button, mas no Q3 o inglês garantiu a pole deixando Rubens em segundo. Até pela diferença que Button impôs, vou esperar para saber quanto de combustível cada está carregando. Mas de qualquer maneira, impressionante o que esta equipe está fazendo, já que um mês atrás nem sabia se conseguiria alinhar nesta primeira corrida.

Vettel apareceu bem com sua Red Bull e marcou o terceiro tempo. Esse alemão guia muito. Na quarta posição ficou outro excepcional piloto: Robert Kubica, que, contra todos os prognósticos, conseguiu colocar sua BMW no top 5.

Massa ficou em sétimo, Raikkonen em nono, Alonso em 12º e Hamilton em 15º. É uma nova Fórmula 1. Pelo menos nesse começo de temporada.

Confira a ordem do primeiro grid da temporada;

1°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min26s202 (19 voltas)
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min26s505 (21)
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min26s830 (21)
4°. Robert Kubica (POL/BMW), 1min26s914 (19)
5°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min26s973 (21)
6°. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min26s975 (19)
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min27s033 (21)
8°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min27s127 (19)
9°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min27s163 (21)
10°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min27s246 (20)
11°. Nick Heidfeld (ALE/BMW) 1min25s504 (14)
12°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min25s605 (12)
13°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min25s607 (16)
14°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min25s726 (15)
15°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), sem tempo (5)
16°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min26s503 (10)
17°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min26s598 (12)
18°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min26s677 (10)
19°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min26s742 (9)
20°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min26s964 (10)

27 de mar. de 2009

Agora é para valer!!

Daqui a pouco, às 3hs de Brasília, vamos ter o primeiro treino oficial da temporada. Muita coisa se especulou durante os meses de testes. Os treinos livres nesta sexta-feira só aumentaram o zum-zum-zum.

Tudo indica uma bela briga entre Williams e Brawn pela pole hoje. A Toyota parece estar um pouco mais atrás, mas com certeza muito perto e também tem chances. Apesar de não ter aparecido entre os primeiros nesta sexta-feira, acredito que a Ferrari vai estar neste bolo da frente também.

Faz tempo que não temos uma classificação tão difícil de prever. Não podemos esquecer que alguém pode tentar alguma coisa na estratégia e treinar mais leve.

Agora começa para valer!!

Dicas para o final de semana

SÃO PAULO

28/03 – sábado
2ª etapa Copa São Paulo Light de Kart
Local: Kartódromo Aldeia da Serra
Fonte: FASP

29/03 – domingo
1ª etapa Stock Car V8 / Copa Viçar / Stock Jr.
Local: Interlagos
Horário: a partir das 8hs
Fonte: Stock Car

29/03 – domingo
1ª etapa Campeonato FAAK de kart
Local: Kartódromo Granja Viana
Horário: a partir das 14hs
Fonte: FAAK

PIRACICABA

29/03
1ª etapa ECPA de velocidade na Terra
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo
Horário: a partir das 11h20
Fonte: ECPA

PELO MUNDO

AUSTRÁLIA

29/03 – domingo
1ª etapa Fórmula 1
Local: Albert Park (Melbourne)
Horário: 3hs (Brasília)
Fonte: Fórmula 1

Austrália – Treino Livre 2

Com muito atraso vamos às conclusões do segundo treino livre na Austrália. Com os carros melhores acertados ficou ainda mais evidente quem deve andar bem em Melbourne.

Williams, Brawn e Toyota, que já estão sendo chamados de turma do difusor, estão na frente. A Red Bull andou bem na segunda sessão e já se coloca logo atrás, na frente da Ferrari. A Force Índia continuou andando bem, especialmente na mão do Sutil.

Renault e BMW continuam no pelotão intermediário e confirmando os resultados da pré-temporada a Mclaren está péssima. Por sinal, aparentemente, Mclaren e Toro Rosso devem ser as duas piores equipes no momento.

Será uma classificação muito interessante. Confira os tempos do Treino livre 2:

1°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min26s053 (36 voltas)
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 0s104 (38)
3°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 0s297 (42)
4°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 0s317 (30)
5°. Jenson Button (ING/Brawn), a 0s321 (38)
6°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 0s390 (42)
7°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 0s507 (33)
8°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 0s687 (19)
9°. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 0s987 (29)
10°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s011 (35)
11°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 1s151 (32)
12°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1s179 (28)
13°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1s229 (32)
14°. Nick Heidfeld (ALE/BMW) a 1s264 (34)
15°. Robert Kubica (POL/BMW), a 1s345 (36)
16°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1s426 (36)
17°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1s749 (35)
18°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s760 (31)
19°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1s775 (35)
20°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 2s023 (33)

Austrália – Treino Livre 1

Terminou alguns instantes atrás o primeiro treino livre na Austrália. A Williams foi o grande destaque conquistando as duas primeiras colocações com pneu duro. A Brawn GP também foi bem e ficou em quarto com Barrichello e sexto com Button. Raikkonen marcou o terceiro tempo mas foi o único a andar com pneu macio. Como Massa ficou em sétimo, a Ferrari já deve estar alerta.

Outra que surpreendeu foi a Force India com um nono lugar de Sutil e 14º para Fisichella.

Kovalainen foi bem com a Mclaren. Hamilton ficou apenas em 16º, mas curiosamente entrou muito pouco na pista.

Destaque negativo foi a BMW que em nenhum momento andou entre os primeiros e ficou no meio do pelotão. Os quatro carros do grupo Red Bull também foram muito mal e acabaram ficando todos as últimas posições.

Ainda é cedo para qualquer afirmação já que estamos apenas no primeiro treino livre na temporada, mas por enquanto a ordem da Fórmula 1 é Williams, Brawn GP e Ferrari. Daqui a pouco, às 2h30 de Brasília, tem mais.

Confira os tempos desta primeira sessão:

1°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min26s687 (19 voltas)
2°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 0s049 (21)
3°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 0s063 (24)
4°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 0s539 (21)
5°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 0s766 (15)
6°. Jenson Button (ING/Brawn), a 0s780 (12)
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s955 (24)
8°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1s023 (24)
9°. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1s306 (20)
10°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1s436 (16)
11°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1s450 (20)
12°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1s455 (21)
13°. Robert Kubica (POL/BMW), a 1s824 (22)
14°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1s916 (16)
15°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 2s098 (27)
16°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 2s355 (18)
17°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 2s394 (7)
18°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 2s774 (25)
19°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 2s812 (21)
20°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 6s097 (4)

26 de mar. de 2009

Expectativa

Ta chegando a hora. Daqui a pouco, às 22h30 de Brasília, os carros estarão entrando na pista para o primeiro treino livre do Grande Prêmio da Austrália, abertura do Campeonato Mundial de Fórmula 1 2009. Tudo aquilo que foi tão falado, especulado e discutido, finalmente será colocado à prova. Já pensou se a Mclaren começa andando na frente e a Brawn e a Ferrari lá atrás?

É lógico que os treinos livres não servem direito para uma previsão da corrida. Mas sempre mostram um caminho. Hoje finalmente saberemos se o carro da Brawn GP é tão bom quanto aparentou na pré-temporada e se alguém andou escondendo o jogo... Será uma maratona. Depois do primeiro treino, que termina à meia noite de Brasília, a segunda sessão começa às 2h30, com mais uma hora e meia. Hoje as transmissões serão no SPORTV.

Abertura do Mundial – Números

Seguem alguns números sobre a abertura do Mundial de Fórmula 1. Primeiro duas curiosidades interessantes.

- Nas 59 temporadas disputadas até hoje, o vencedor da 1ª corrida do ano se sagrou campeão mundial 29 vezes. Mas esse fato somente se tornou mais comum recentemente, já que nas últimas 20 temporadas, o vencedor da abertura do mundial conquistou o título em 15 oportunidades.

Números:

Países que mais vezes sediaram a abertura do mundial:

1º - Argentina – 15
2º - Austrália – 12
3º - Brasil – 10
4º - África do Sul – 9
5º - Mônaco – 5
6º - EUA – 3
7º - Suíça - 2
8º - Bahrain, Holanda e Inglaterra - 1

Equipes que mais venceram a abertura do mundial:

1º - Ferrari e Mclaren – 12 vitórias
3º - Williams – 6
4º - Lótus – 5
5º - Cooper e BRM – 4
7º - Renault – 3
8º - Alfa Romeo, Benetton, Brabham e Maserati – 2
12º - Ligier, Matra, Mercedez, Tyrrel e Wolf – 1

Motores que mais venceram a abertura do mundial:

1º - Ford – 13 vitórias
2º - Ferrari – 12
3º - Renault – 7
4º - Clímax e Mercedez – 5
6º - BRM e Honda – 4
8º Maserati e Porshe – 3
10º - Alfa Romeo – 2
11º - BMW – 1

Pilotos que mais venceram a abertura do mundial (top 5):

1º - Alain Prost e Michael Schumacher – 6 vitórias
3º - Juan Manuel Fangio – 4
4º - Graham Hill e Jackie Stewart - 3

Tapetão

Provavelmente as duas primeiras provas do ano, Austrália e Malásia, serão decididas no tapetão. O problema, como já era esperado, são os difusores de Brawn, Toyota e Williams, que foram considerados legais na inspeção técnica desta quinta-feira.

Ferrari, Renault e Red Bull protestaram imediatamente. BMW também entrou com protesto que foi negado, pois foi entregue fora do prazo. Tudo isso deve ir para a Corte Internacional de Apelações da FIA, que não deve ter tempo hábil para julgar antes dos primeiros GP’s.

Com certeza é um triste começo de temporada.

25 de mar. de 2009

100ª vitória

Nos próximos dias estarei pingando aqui alguns números e curiosidades sobre a Fórmula 1.

Neste GP da Austrália, o Brasil chega com dois, ou até três pilotos com chances de vitória, dependendo de como estiver a Renault de Piquet. Felipe Massa, Rubens Barrichello e Nelson Ângelo Piquet serão a linha de frente do país na Fórmula 1 em 2009.

Um desses três terá a honra de marcar a 100ª vitória brasileira na Fórmula 1. A primeira aconteceu em 4 de outubro de 1970 quando Emerson Fittipaldi cruzou a linha de chegada em primeiro com seu Lotus-Ford. Completaram o pódio Pedro Rodriguez, BRM, e Chris Amon, March.

Essa vitória de Emerson é histórica porque consagrou o primeiro e único campeão póstumo da história da Fórmula 1, o austríaco Jochen Rindt, que faleceu em uma acidente na lendária curva Parabólica em Monza. A vitória do brasileiro tirou qualquer chance de Rindt ser alcançado na tabela.

A última vitória brasileira foi o inesquecível GP Brasil de 2008, quando Felipe Massa venceu a corrida, mas perdeu o título para Lewis Hamilton, que na última curva conseguiu uma ultrapassagem sobre Timo Glock e chegou em quinto, conquistando o campeonato por um ponto.

Confira os vencedores brasileiros da Fórmula 1 em ordem cronológica. Quem você acha que conquistará a 100ª vitória? Comente!!

Emerson Fittipaldi – 14 vitórias
José Carlos Pace – 1
Nelson Piquet – 23
Ayrton Senna – 41
Rubens Barrichello – 9
Felipe Massa - 11

Falta Pouco!!

A expectativa está crescendo. Amanhã às 22h30 de Brasília os carros entrarão na pista de Melbourne para os primeiros acertos. Mas hoje já teremos grandes polêmicas.

Todos os repórteres brasileiros que estão na Austrália já estão noticiando que caso o bólido da Brawn GP passe na inspeção desta quinta-feira, Red Bull e mais uma ou dois equipes devem entrar com protesto contra o desenho do difusor da equipe britânica.

Ou seja, antes mesmo do primeiro carro entrar na pista já teremos muita competição de bastidores.

24 de mar. de 2009

Stock continua trabalhos

Apesar do questionamento sobre a falta de segurança do novo modelo da Stock Car, especialmente depois do incêndio no carro de Caca Bueno hoje de manhã, a categoria retomou os trabalhos nos treinos coletivos que acontecem em Interlagos. Pelas informações, a CBA esta garantindo a corrida de domingo.

O mais rápido do dia está sendo Thiago Camilo, da Vogel, com 1min40s469, 0s795 mais rápido que o segundo colocado, Lico Kaesemodel, da AMG.

Só resta a torcida para que uma solução para esse carro surja nos próximos dias e não aconteça nenhuma tragédia.

Bruno Senna correrá as 24 horas de Le Mans

Bruno Senna foi confirmado hoje como um dos pilotos da equipe Oreca nas 24horas de Le Mans. Ele dividirá o carro número 10 com Stephane Ortelli na categoria LMP1, a principal classe de protótipos. Um terceiro piloto ainda será anunciado.

O brasileiro participará de testes em Paul Ricard em duas semanas. Antes da tradicional prova francesa, Bruno também participará de outra importante corrida, os 1000 quilômetros da Catalúnia e de Spa-Francorchamps, etapas do Le Mans Series.

Será ótimo para Bruno. Com certeza uma experiência que qualquer piloto gostaria. Além disso, vai lhe dar uma boa bagagem em termos de automobilismo.

Estreia da Stock pode ser adiada

Depois de ter seus treinos coletivos de fevereiro adiados por falta de piloto, a Stock Car vive outra situação inusitada a menos de uma semana da primeira prova do campeonato.

Hoje pela manhã, o carro de Caca Bueno pegou fogo durante os treinos que estão acontecendo em Interlagos. O problema é o escapamento do carro está superaquecendo. Segundo os jornalistas que cobrem com frequência a categoria, o novo carro vive esse problema crônico desde que foi para a pista pela primeira vez. E não conseguiram resolver.

Uma reunião acontece ainda hoje e a primeira etapa da Stock Car, que estava marcada para domingo, em São Paulo, pode ser adiada.

E tem gente que se ofende quando alguém diz que a Stock está no caminho errado...

23 de mar. de 2009

Interlagos Antigo

Não cheguei a assistir corridas no antigo traçado de Interlagos. Segundo comentários de quem teve esse prazer, perdi a oportunidade de ver uma das pistas mais legais e técnicas do mundo.

Já era para eu ter postado semana passada, mas vi agora a pouco no blog do Fabio Seixas e lembrei. Alguns nomes históricos do nosso automobilismo como Francisco Lameirão, Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Bird Clemente e Bobo Sharp estão fazendo uma campanha pela revitalização do antigo traçado de Interlagos.

Acho interessante que a idéia deles não é de acabar com a pista curta, hoje utilizada para a Fórmula 1. Eles entendem que o antigo traçado seria inviável para a categoria. Mas por que não ter os dois? Isso é mais que normal em muitos lugares do mundo.

Com a revitalização, Interlagos teria a pista curta, a longa e o anel externo. Isso chega a ser meio óbvio. Teríamos corridas nacionais em vários traçados e melhoria as provas de enduro, como as 1000 milhas, já que uma pista com pouco mais de 4 quilômetros é ridícula para este tipo de corrida.

Para quem quiser saber mais da iniciativa é só entrar no blog “Interlagos Antigo” clicando aqui.

Atualização do FDS 2 – Audi vence Pegeout em duelo pré-Le Mans

A Audi e a Pegeout fizeram um duelo bastante interessante nas 12 horas de Sebring, no sábado. As duas montadoras utilizaram a prova como preparação para as 24 horas de Le Mans. No caso da Audi, a prova era especial por causa da estreia do seu novo protótipo, o R15 TDI, sucessor do super campeão R10, ambos movidos a diesel.

Assisti algumas horas da prova pelo canal SPEED. A Pegeout liderou no começo, mas depois que perdeu a liderança não recuperou mais. Porém, a diferença sempre foi pequena e a impressão é que teremos uma prova sensacional em Le Mans no duelo desses dois carros fantásticos.

Para quem não se lembra, o Peugeot 908 HDI FAP é o mesmo modelo que deu um show em Interlagos nas Mil Milhas de 2007, quando a prova brasileira fechou o calendário da Le Mans Series.

A melhor participação brasileira foi de Jaime Melo que chegou ao bi-campeonato da GT2 correndo ao lado de Mika Salo e Pierre Kaffer de Ferrari 430 GT.

Já a equipe de Gil de Ferran, que corre com apoio de oficial da Acura na categoria principal, a LMP1, fez a pole mas teve problemas durante a corrida e abandonou. Lucas Molo, que participou da corrida com um Corvette, também não completou.


Resultado geral, final:

1°. Allan McNish/Rinaldo Capello/Tom Kristensen (Audi R15 TDI), 383 voltas
2°. Stephane Sarrazin/Franck Montagny/Sébastien Bourdais (Peugeot 908 HDI FAP), a 22s279
3°. Marco Luhr/Mike Rockenfeller/Marco Werner (Audi R15 TDI), a 2 voltas
4°. Adrian Fernández/Luis Diaz (Acura ARX-01B), a 23 voltas – vencedor classe P2
5°. Nicolas Minassian/Pedro Lamy/Christian Klien (Peugeot 908 HDI FAP), a 27 voltas
6°. Jan Magnussen/Johnny O'Connell/Antonio Garcia (Corvette C6-R), a 34 voltas – vencedor classe GT1
7°. Olivier Gavin/Olivier Beretta/Marcel Fassler (Corvette C6-R), a 35 voltas
8°. Mika Salo/Jaime Melo Jr./Pierre Kaffer (Ferrari F430 GT), a 51 voltas – vencedor classe GT2
9°. Luc Companc/Matias Russo/Gianmaria Bruni (Ferrari 430 GT), a 53 voltas
10°. Dominik Farnbacher/Ian James (Panoz Esperante GTLM Ford), a 54 voltas

21 de mar. de 2009

Só para constar

Hoje (21/03) Ayrton Senna estaria completando 49 anos. Senna talvez tenha sido meu primeiro ídolo de infância e um dos principais responsáveis (depois do meu pai) por essa minha paixão por automobilismo e automóveis. Acredito que isso vale para muitas outras pessoas da minha geração.

Não sei dizer se ele é o maior de todos os tempos. É provável que não. Hoje, conhecendo mais história, acredito ser difícil a comparação com heróis dos anos 50, 60 e 70 e com Schumacher, o maior vencedor de todos. É com certeza um belo assunto de bar.

Mas o que vale é a homenagem. Segue aqui vídeo com a volta final de, em minha opinião, uma das vitórias mais brilhantes de Senna, em Interlagos, em 91, em que ele teve que completar as últimas voltas apenas com a sexta marcha. Muita gente duvida desta história, mas reparem na câmera no cookpit como ele não tira em nenhum momento as mãos do volante (na época a Mclaren ainda não tinha câmbio borboleta). Coisa para gênio.

20 de mar. de 2009

Opa!!

Após protesto da FOTA sobre a nova regra de pontuação, na qual o campeão é quem vencer mais corridas (leia nota aqui), a FIA soltou agora a pouco o seguinte comunicado (veja no site oficial aqui):

“On 17 March, the FIA World Motor Sport Council unanimously rejected FOTA’s proposed amendment to the points system for the Formula One Drivers’ Championship. The ‘winner takes all’ proposal made by the commercial rights holder (who had been told that the teams were in favour) was then approved.

If, for any reason, the Formula One teams do not now agree with the new system, its implementation will be deferred until 2010.”

Essa frase final é a mais interessante. Afirma que no caso das equipes da Fórmula não concordarem com o novo sistema de pontuação (“o vencedor leva tudo”, como diz o comunicado), a implementação será adiada para 2010. Algo deve acontecer nas próximas horas sobre o caso.

Dicas para o Final de Semana

Seguem as atrações deste final de semana. Sempre lembrando que o blog abre espaço para quem quiser divulgar competições pelo Brasil a fora, encontros e etc. É só escrever para o blog no lusantochi@gmail.com.


SÃO PAULO

21/03 – sábado

2ª etapa Camp. Paulista de Kart
Local: Kartódromo de Interlagos
Fonte: FASP

PINDAMONHANGABA

20 e 21/03 – sexta e sábado
1ª etapa do Campeonato Paulista Off Road
Fonte: Paulista Off Roada


PELO MUNDO

EUA

21/03
1ª etapa da ALMS – 12 horas de Sebrig
Local: Sebring (Flórida)
Fonte: ALMS

MÉXICO

22/03
2ª etapa WTCC (Mundial de Turismo)
Local: Puebla
Fonte: WTCC

Esquenta para Le Mans


Neste final de semana acontece na Flórida as 12 horas de Sebring, prova cada vez mais tradicional e que abre o calendário da American Le Mans Series. A corrida deste ano traz um componente especial que é a estréia do Audi R15 TDI, sucessor do R10, um dos carros mais vitoriosos da história da marca.

Sebring será brindada com o confronto deste novíssimo carro da Audi com o 908 da Pegeout, um dos carros mais sensacionais da história também e que nós brasileiros pudemos ver ao vivo nas mil milhas de Interlagos de 2007.

Na verdade, as duas marcas estão utilizando a corrida deste final de semana como preparação para as 24 horas de Le Mans. Mas quem não tem nada com isso é a Acura, marca da Honda, e que tem seu carro em uma equipe brasileira de propriedade de Gil de Ferran. E não é que eles morderam a pole!! Com Scott Dixon no volante, a de Ferran Motorsports largará na pole position com seu Acura. Lógico que em uma prova longa como essa, isso não quer dizer muito, mas com certeza mostra a competência da equipe ao ficar na frente dos dois Audi e dois Pegeout.

A largada da corrida acontece neste sábado, com transmissão do SPEED Channel, a partir das 8hs.

Confira o grid:

P1
1º. Gil de Ferran/Simon Pagenaud/Scott Dixon (Acura), 1min45s278
2º. Rinaldo Capello/Tom Kristensen/Allan McNish (Audi), a 0s082
3º. Nicolas Minassian/Pedro Lamy/Christian Klien (Peugeot), a 0s184
4º. Lucas Luhr/Mike Rockenfeller/Marco Werner (Audi), a 0s273
5º. Stephane Sarrazin/Franck Montagny/Sebastien Bourdais (Peugeot), a 0s281

P2
1º. Adrian Fernandez/Luis Diaz (Acura), 1min49s686
2º. Chris Dyson/Guy Smith/Andy Lally (Mazda), a 1s848
3º. Butch Leitzinger/Marino Franchitti/Ben Devlin (Mazda), a 2s154

GT1
1º. Olivier Beretta/Oliver Gavin/Marcel Fassler (Chevrolet), 1min57s882
2º. Jan Magnussen/Johnny O'Connell/Antonio Garcia (Chevrolet), a 0s679

GT2
1º. Wolf Henzler/Dirk Werner/Richard Lietz (Porsche), 2min03s051
2º. Jörg Bergmeister/Patrick Long/Marc Lieb (Porsche), a 0s382
3º. Luis Companc/Matias Russo/Gianmaria Bruni (Ferrari), a 0s436
4º. Jaime Melo/Mika Salo/Pierre Kaffer (Ferrari), a 0s778
11º. Lucas Molo/Lou Giglioti/Eric Curan (Chevrolet), a 3s627

19 de mar. de 2009

Acabou

Hoje foi o último dia de testes da Fórmula 1 no ano. Agora somente em Melbourne. E no final a Williams conseguiu surpreender com um tempo fantástico de Kazuki Nakajima de1min17s494. É o melhor tempo em Jerez de toda a pré-temporada, 3 décimos melhor que o de Button (1min17s844). Não sabemos ainda qual tipo de trabalho foi feito pela equipe hoje, mas de qualquer jeito foi um ótimo tempo.

Outro destaque foi o tempo de Heikki Kovalainen, da Mclaren, de 1min17s933. A Mclaren mostrou um melhora muito grande nesses dois últimos dias. A equipe de Woking utilizou algumas novidades na parte traseira do carro, incluindo um difusor inspirado na peça da Brawn GP. Fez efeito, já que o tempo de Kovalainen hoje foi menos de 1 décimo pior do de Button. Parece q a Mclaren achou um caminho pelo menos para as primeiras provas do ano, foi aos 47 do segundo tempo, mas conseguiu.

Confira os tempos deste última dia de testes antes do começo do Mundial:

1°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min17s494 (102 voltas)
2°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min17s933 (84)

Atualização: Segundo comunicado no site da Williams, a equipe testou hoje itens de confiabilidade e desempenho. Ou seja, é bem provável que no final das 102 voltas completadas pelo time hoje, Nakajima tenha dado algumas voltas com pouco combustível e pneus macios. Mas o tempo foi muito bom de qualquer maneira já que os outros times também devem ter feito isso durante a semana.

Bruno Senna e a DTM

Bruno Senna testou ontem e volta à pista hoje com o modelo AMG Mercedes-Benz C Class 2008 da DTM, em Hockenheim. O teste foi organizado pela montadora alemã que está abrindo uma porta para o brasileiro em 2009.

Se aliar à Mercedes só pode ser uma boa ideia. Bruno teria oportunidade de correr em um dos campeonatos mais importantes do mundo e de quebra estaria ligado à uma empresa que tem 6 motores no grid da Fórmula 1(2 Mclaren, 2 Brawn e 2 Force Índia), pelo menos em 2009.

Além de tudo isso, é importante ressaltar que apesar da Fórmula 1 ser a categoria mais importante e sonho de 9 em cada 10 pilotos do mundo (o 10º provavelmente é americano...) , ela não é a única cosa que existe no automobilismo mundial. A cada ano que passa, acho os campeonato de turismo e endurance mais charmosos (eu sei que a turma da velha da guarda vai me dizer que já não é como há 30 anos atrás, mas eu não era nem nascido, então... ). Bruno, inclusive, tem chance de correr as 24 horas de Le Mans, um experiência incrível. Já até testou o carro da equipe Oreca.

Resumindo, acho que a DTM pode ser um bom caminho para Senna. Mantém bons contatos com a Fórmula 1 e abre novas portas. Melhor que correr em equipe pequena na GP2. O que vocês acham? Comentem!

18 de mar. de 2009

Melhorou

Com uma traseira nova, a Mclaren finalmente conseguiu algum resultado positivo com seu novo carro. O tempo de 1min18s202 que Kovalainen cravou hoje em Jerez é o terceiro melhor da semana.

Ainda precisa melhorar para brigar por vitórias, mas já se aproximou bastante dos melhores tempos. Jeson Button é o recordista da semana com 1:17.844, menos de 3 décimos mais rápido que Kovalainen. O problema é que agora só a vitória interessa, então 3 décimos ou 1 minuto atrás dá na mesma.

Williams e Mclaren são as últimas equipes que ainda testam. A última sessão é amanhã, também em Jerez. Confira os tempos de hoje:

1°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min18s202 (79 voltas)
2°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1min20s023 (103)

Moco

Em 18 de março de 1977, o Brasil perdeu em um acidente de avião um dos seus maiores talentos no automobilismo: José Carlos Pace.

O Moco, como era conhecido, fez uma grande carreira no automobilismo brasileiro (sim, naquela época se fazia carreira no automobilismo brasileiro) correndo pela equipe de fábrica da Willys. Em 1975, quando já estava na Fórmula 1, foi campeão Campeonato Brasileiro de Turismo e nas 25 horas de Interlagos. Na Europa venceu a Fórmula 3 inglesa e foi segundo colocado nas 24 horas de Le Mans pela equipe de protótipos da Ferrari.

Correu na Fórmula 1 entre 1972, quando estreou na Williams, até sua morte, passando ainda pelas equipes Surtees e Brabham. Venceu o GP Brasil de 1975 (sua única vitória) fazendo dobradinha com Emerson Fittipaldi. Imagine só a festa em Interlagos.

Sempre ouvi de muitas pessoas que Pace faleceu no ano que seria campeão, já que pela primeira vez teria um carro realmente competitivo. Nas três primeiras provas de 77, Moco chegou em segundo na Argentina mas não pontuou no Brasil e na África do Sul.

Infelizmente só vi alguns lances de corridas de José Carlos Pace através de vídeo, mas sempre ouvi muitas histórias e elogios de muita gente. Com certeza um nome que deve ser lembrado na história do automobilismo brasileiro como um dos maiores.

Segue um vídeo da vitória de Pace em Interlagos em achei no Youtube. Vale também o destaque para o fantástico traçado que Interlagos tinha na época. Que inveja do pessoal que viu tudo isso...

17 de mar. de 2009

Jerez – dia 3

Ficou em segundo plano devido ao anúncio chocante da FIA, mas os testes em Jerez de la Frontera se encerraram hoje para Brawn GP e Renault. As duas equipes se juntam às outras seis que já tinham encerrado os trabalhos de pista na pré-temporada e colocam agora seus bólidos para andar de novo somente em Melbourne. Mclaren e Williams são as únicas que continuam andando e seguem em Jerez até quinta.

Hoje, Button voltou a colocar a Brawn GP em primeiro com o melhor tempo de 1min17s844 após dar 114 voltas. Após os poucos testes, o carro da nova equipe se tornou a grande sensação desta pré-temporada com velocidade em voltas rápidas, constância nas “long runs” e confiável, já que teve apenas uma quebra, ontem.

Esse tempo, hoje, de Button é o melhor de todos os testes em Jerez este ano, mas não é tão assustador como os marcados pela Brawn em Barcelona. Mesmo assim é possível afirmar que a equipe chega competitiva à Austrália, algo inimaginável antes da estreia do carro.

Confira os tempos de hoje:

1°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min17s844 (114 voltas)
2°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 0s227 (66)
3°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) a 0s538 (128)
4°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s277 (118)

Decisões FIA – 2

Não foi só o sistema de pontos que sofreu alteração na reunião do Conselho Mundial hoje. Confira as demais mudanças. (Veja site da FIA aqui)

- As equipes poderão fazer oito dias de testes aerodinâmicos em linha reta ou raio constante em pistas homologadas pela FIA, entre 1º de janeiro de 2009 e a última corrida do ano.

- Os times poderão fazer três dias de testes com pilotos jovens entre a última corrida do campeonato e 31 de dezembro do mesmo ano. Só poderão participar pilotos que não disputaram mais que duas provas como titulares ou testado um carro de Fórmula 1 por mais de quatro dias nos últimos 24 meses.

- Os pilotos serão obrigados a participar de sessões de autógrafos nas sextas-feiras. Durante a classificação, os eliminados no Q1 e Q2 serão obrigados a conceder entrevistas à imprensa ao fim de cada sessão. Após a classificação, o peso de todos os carros serão revelados. Durante a corrida, os pilotos que abandonarem ou terminarem fora dos três primeiros também terão que falar com a imprensa e as equipes deverão ter um “porta voz” para falar com os jornalistas durante toda a prova.

- A partir de 2010 os times poderão escolher se querem operar sob um teto orçamentário de 30 milhões de libras, controlado por auditoria. A FIA dará vantagem técnica para as equipes que se enquadrarem neste teto. Ex: maior eficiência aerodinâmica, asas móveis, motor sem limitação de giros ou congelamento de desenvolvimento.

A priori não vejo problema com relação às propostas de testes limitados e com pilotos jovens. Gosto muito desta maior interação do público com pilotos através de sessões de autógrafos e mais informações à imprensa. Mas essa proposta de teto orçamentário é tão ridícula quanto a da nova pontuação. Não sou contra o teto, mas sim carros correndo com regras técnicas diferentes. É um absurdo. Impressionante a maneira que a FIA decidiu de enfrentar as montadoras. “Não te obrigo a entrar na linha, mas te prejudico se você não aceitar”.

Sistema quase olímpico na F1

A FIA anunciou agora a pouco que o campeão da temporada 2009 da Fórmula 1 será decido pelo número de vitórias e não mais de pontos como acontece desde a fundação da categoria.

Segundo as agências de notícias, a pontuação do campeonato continuará valendo, com o primeiro ganhando 10 pontos, o segundo 8 e por ai vai. Mas o primeiro critério para decisão do título vai ser o número de vitóriaS e somente em caso de empate que valerá o número de pontos. O mundial de construtores não sofrerá alterações.

A nova regra é muito parecida com a sugestão de medalhas de Bernie Ecclestone. A proposta da FOTA (Associação dos Times da Fórmula Um) de pontução de 12, 8, 7, 5, 4... foi rechaçada.

É uma das ideias mais estúpidas da história da Fórmula 1. Vai diminuir a competividade, já que pilotos regulares que não tem tanta chance de vitória não terão a mínima condição de título. Kubica, por exemplo, que chegou até a penúltima etapa do ano passado com chance, estaria fora já na metade.

Nestas condições é possível dizer que as chances de título mundial para 2009 aumentam muito para Kimi Raikkonen e Felipe Massa, salvo alguma surpresa muito grande ou um crescimento da Mclaren.

Saint Patricks Day!!


São Patrício é um santo britânico que foi escravo na Irlanda. Depois de fugir da escravidão na ilha, voltou para pregar o evangelho. A igreja o transformou em santo e a Irlanda o elegeu padroeiro do país.

Hoje, o dia de São Patrício é um festival irlandês que se espalha cada vez mais pelos pub’s do mundo com muita bebedeira e música, marca registrada do povo da ilha. Quem já tentou acompanhar um irlandês em um bar sabe do que eu estou falando.

Hoje é dia de ir a um pub, tomar algumas pints (não esqueça que o primeiro gole é para o santo, literalmente) e ouvir muita música.

16 de mar. de 2009

Jerez – dia 2 - Alonso fecha o dia em primeiro

No fim do dia Alonso conseguiu superar o tempo de Barrichello em 55 milésimos e roubou a primeira posição do piloto brasileiro em Jerez.

É bom lembrar que a Renault não tem conseguido grande desempenho na pré-temporada, então vale dizer que o tempo da Brawn não está sendo tão excepcional assim. Mas calma. Não sabemos o que a Renault testou que deu certo, muito menos o peso do carro e tudo mais. Por isso que vivo repetindo que só saberemos a real situação das equipes em Melbourne.

A notícia ruim para Brawn hoje foi a quebra do carro de Jenson Button, a primeira mais grave do carro. O piloto inglês acabou não conseguindo dar muitas voltas. Aguardemos.
b
Confira os tempos desta segunda-feira:

1°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min18s343 (99 voltas)
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 0s055 (62)
3°. Jenson Button (ING/Brawn), a 0s549 (12)
4°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s170 (85)
5°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1s440 (123)

Rubens fecha manhã na frente. De novo.

Barrichello fechou a manhã de testes em Jerez de la Frontera em primeiro com vantagem de 0s936 para Fernando Alonso. O brasileiro da Brawn completou 46 voltas contra 51 do espanhol.

A Mclaren continua sendo o grande destaque negativo. Hamilton ficou a 1s231 do primeiro tempo e apenas 1 décimo na frente de Nico Rosberg, que fazia simulação de corrida com seu Williams e rodou 70 voltas contra 35 do inglês. Não é somente o fato de brigar ou não por vitórias, mas o rendimento da Mclaren começa a gerar questionamentos se a equipe vai conseguir brigar por pontos.

Confira o tempos dessa manhã:

1°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min18s398 (46 voltas)
2°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 0s936 (51)
3°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s231 (35)
4°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1s385 (70)

15 de mar. de 2009

Adinha quem ganhou no WRC?

Não foi uma vitória qualquer. Foi a 50ª de Loeb no WRC. O francês segue dominando o Campeonato Mundial de forma incrível e já segue firme rumo a mais um título.

A sua atuação no Rally do Chipre voltou a ser magnífica. Loeb chegou a ter uma vantagem de 1 minuto para o segundo colocado, o finlandês Mikko Hirvonnen. Depois foi só levando na boa para terminar 27 segundos à frente.

Confira o resultado final:

1º. Sébastien Loeb (Citroën), 4h50min34s7
2º. Mikko Hirvonen (Ford), a 27s2
3º. Petter Solberg (Citroën), a 1min49s4
4º. Dani Sordo (Citroën), a 2min26s3
5º. Matthew Wilson (Ford), a 6min41s0
6º. Conrad Rautenbach (Citroën), a 11min11s9
7º. Federico Villagra (Ford), a 13min18s5
8º. Khalid Al Qassimi (Ford), a 13min44s1
9º. Patrik Sandell (Skoda), a 19min36s6
10º. Armindo Araujo (Mitsubishi), a 19min54s9

Brawn continua forte

Rubinho continuou desfilando com sua Brawn, hoje, no primeiro dia de treinos em Jerez de la Frontera. Com um tempo meio segundo melhor que o da Renault, o brasileiro ficou em primeiro e completou 107 voltas, mostrando que o carro além de veloz é confiável.

O bom desempenho em Jerez é importante por ser um traçado bem diferente de Barcelona, mostrando que o carro pode ser bom sim. Amanhã Rubinho volta à pista pela manhã, enquanto Button assume o volante à tarde.

A equipe Brawn se tornou o grande assunto da pré-temporada. Seus tempos surpreenderam e muitos ainda afirmam que a equipe está andando abaixo do peso permitido. Não acredito. A escolha da equipe por Barrichello em vez de Bruno Senna mostrou a seriedade que o time está sendo administrado com uma preocupação de desempenho acima do marketing.

Confira os tempos deste domingo. A Mclaren que testaria hoje esolveu entrar na pista só amanhã. Seus engenheiros ainda devem estar buscando alguma solução para o péssimo desempenho da equipe nos testes.

1º. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min19s236 (107)
2º. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 0s583 (40)
3º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), a 0s779 (69)

13 de mar. de 2009

Domínio

Adivinha quem está liderando a terceira etapa do WRC? Sim, Loeb. A pergunta chega a ser ridícula. O domínio que este francês impôs à categoria é impressionante.

Após o primeiro dia de competição no Chipre, Loeb já tem 41 segundos de vantagem para o segundo colocado, Daniel Sordo.

Confira o resultado desta sexta-feira:

1. Sebastien Loeb – FRA - Citroën - 1:37:46.30.0
2. Dani Sordo – ESP – Citroën - 1:38:28.1 - +41.8
3. Mikko Hirvonen – FIN - Ford - 1:38:46.5 - +1:00.2
4. Jari-Matti Latvala – FIN – Ford - 1:38:54.6 - +1:08.3
5. Petter Solberg – NOR – Citroën - 1:40:13.4 - +2:27.1

Dica para o final de semana

Seguem dois eventos de kart que acontecem esse final de semana. Sempre legal de acompanhar e participar.

SÃO PAULO

14/03 - sábado
1ª etapa Campeonato Granja Viana de Kart
Local: Kartódromo Granja Viana
Fonte: Kartódromo Granja Viana


PIRACICABA

14/03 – sábado
1ª etapa Campeonato ECPA de Kart
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo
Fonte: FASP

PELO MUNDO

CHIPRE

13, 14 e 15/03
3ª etapa do WRC (Campeonato Mundial de Rally)
Local:Chipre
Fonte: WRC

12 de mar. de 2009

É bom ficar esperto

Aos poucos vão surgindo alguns comentários que nos dão pistas da real situação das equipes. O site Grande Prêmio traz entrevista de Felipe Massa sobre o desempenho das Brawn (leia matéria aqui). O brasileiro faz uma importante constatação que mesmo com pouca gasolina, é difícil alcançar o tempo que a nova equipe conseguiu.

"Ninguém pode alcançar o tempo deles. Muita gente andou com pouco combustível, não apenas eles. Eu posso dizer que o melhor tempo deles está abaixo do que todos podem fazer. Você pode imaginar como eles seriam rápidos se tivessem o KERS? Eu acredito que podemos lutar com eles no começo e, depois, vamos rezar volta a volta para nos mantermos na frente", falou Massa.

Esse comentário é importantíssimo para podermos saber o quão rápido está sendo o carro da Brawn. O próprio Rubens Barrichello mostrou grande otimismo com o carro. Mas de forma responsável avisou que somente após os testes em Jerez, na próxima semana, que uma avaliação mais real do carro poderá ser feita.

Tudo vai se encaixando e as indicações de que a Brawn vem forte são grandes.

Fim dos testes em Barcelona

Terminaram agora a pouco os trabalhos do último dia de testes em Barcelona. Com uma volta voadora, Rubens Barrichello fechou a sessão com o melhor tempo da semana, 1min18s926, 0s8 na frente de Nico Rosberg.

Muitas coisas estão sendo faladas e questionadas sobre o desempenho da Brawn. As voltas voadoras de Button ontem e Barrichello hoje realmente foram conquistadas com pouca gasolina, isso nem os pilotos esconderam. Mas o rendimento geral da equipe foi muito bom, sempre entre os melhores, mesmo com tanque cheio. A idéia de que o carro esteja fora de regulamento foi rechaçada por todos.

Além de um bólido aparentemente bem nascido, um dos segredos do novo time é o motor Mercedes, que vem sendo muito elogiado pela dupla de pilotos e por Ross Brawn. O mau rendimento do propulsor da Honda, especialmente em relação ao seu torque, sempre foi apontado como um dos pontos fracos da antiga equipe. Como o carro não tinha força em baixa rotação, os pilotos eram obrigados a aumentar a carga aerodinâmica de asas para conseguir um melhor resultado em curva, mas isso resultava em uma perda considerável em reta. Ou seja, o carro não tinha bom rendimento nem em curva nem em reta, um problema sério que com o novo motor alemão parece que foi resolvido.

De todas as outras equipes, a Ferrari foi a eque sempre mostrou mais constância e velocidade. Ao fim dos testes de inverno, os italianos chegarão à abertura do mundial, próximo dia 29, em Melbourne, como favoritos. Toyota e BMW são as equipes que demonstraram estar mais próximas. Ai devemos ter um grupo formado por Brawn, Williams Red Bull e Renualt (esta com ressalvas) e outro mais abaixo com Toro Rosso e Force India.

A grande incógnita fica sendo a Mclaren. Se julgarmos os resultados dos testes a equipe de acompanhar o grupo de Force Índia e Toro Rosso, algo que seria ridícula para o time do atual campeão do mundo.

Na semana que, entre 15 e 18, McLaren, Williams, Brawn e Renault retornam aos últimos testes, em Jerez de la Frontera, na Espanha. O restante das equipes só retorna às pistas nos treinos livres do GP da Austrália. Algumas coisas podem mudar sim. Engenheiros devem se debruçar sobre os resultados das últimas baterias para uma última tentativa de aperfeiçoamento do rendimento de seus carros. Ou seja, ainda podemos ter mudanças até a Austrália, além de “armas secretas” testadas em simulador que deverão aparecer somente na Austrália.

Confira os tempos de hoje:

1°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min18s926 (103 voltas)
2°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 0s848 (117)
3°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1s165 (118)
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 1s650 (75)
5°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1s738 (56)
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s751 (84)
7°. Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 1s814 (128)

Barcelona – dia 4 – manhã

A manhã em Barcelona foi marcada por um nevoeiro que atrasou o início dos trabalhos. Mesmo assim, alguns times conseguiram andar bastante, como a Brawn, que deu 48 voltas com Barrichello, e a BMW, 70 com Kubica.

Nico Rosberg, de Williams foi o mais rápido na primeira parte do dia seguido bem de perto por Barrichello. Os dois foram os únicos a andar na casa de 1min19s, mas não chegaram nem perto do tempo que Button que marcou ontem 1min19s127. Isso provavelmente porque a pista deve estar mais lenta, pois todos os tempos subiram em relação a ontem.

A Brawn continua mostrando regularidade com tempos fortes e por muitas voltas. Já a Mclaren continua com tempos péssimos. Hoje Hamilton ficou em último, de novo, quase 2 segundos atrás e deu somente 15 voltas.

Já está acontecendo a sessão vespertina, a última desta bateria de testes em Barcelona.

Confira tempos desta manhã:

1°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min19s774 (34 voltas)
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 0s197 (48)
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 0s904 (23)
4°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s928 (30)
5°. Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 0s966 (70)
6°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1s154 (47)
7°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1s271 (33)
8°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1s377 (41)
9°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1s502 (25)
10°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s943 (15)

11 de mar. de 2009

Barcelona – dia 3 – final

Jeson Button terminou em primeiro com a Brawn GP esta quarta-feira em Barcelona com um tempo arrasador de 1min19s127, mais de 1 segundo mais rápido que Felipe Massa. É a melhor volta registrada nos três dias de testes. Além disso, o inglês completou importantes 124 voltas acumulando mais quilometragem para o BGP 001.

Ainda não dá para falar o quão bom é o carro da Brawn. Não podemos esquecer do exemplo da Red Bull, que nos primeiros testes impressionou muito e agora em Barcelona nunca andou entre os primeiros. Mas a constatação interessante é que, mesmo com toda evolução que as outras equipes já conseguiram após os vários testes desde o começo do ano, a Brawn esta andando no mínimo junto mesmo com muito menos quilometragem (isso considerando que não exista nenhum tipo de camuflagem nesses tempos). Nunca se esperou isso de um time que até 10 dias atrás não sabia nem se iria alinhar no grid.

Outra constatação é que após três dias de testes Toyota e BMW continuam andando bem e próximas da Ferrari. Tudo indica que deve ser a três principais equipes nesse começo de temporada com a Renault um pouco atrás. A quem diga que a Toyota ainda guarda alguma novidade testada em simulador para o início da temporada. Mas não deve ser a única.

A decepção continua sendo a Mclaren, que insiste em permanecer nas últimas posições. Hoje tomou 2s5 da Brawn e 1s5 da Ferrari. É muita coisa para tirar a 18 dias do começo do mundial. Alguém terá que tirar um coelho da cartola em Woking.

Confira os tempos desta quarta-feira:

1°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min19s127 (124 voltas)
2°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s041 (109)
3°. Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 1s090 (109)
4°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1s090 (127)
5°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1s736 (107)
6°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 2s038 (102)
7°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 2s197 (89)
8°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 2s418 (97)
9°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 2s442 (140)
10°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 2s530 (82)

Barcelona – dia 3 – manhã - E a Brawn hein?

A Brawn continua surpreendendo a todos e Button marcou o segundo tempo na sessão matutina de hoje em Barcelona atrás apenas de Felipe Massa. Importante dizer que o inglês foi o que mais andou (86 voltas) e pelas informações fazendo várias corridas de 20 voltas, o que nos faz pensar que a quantidade de combustível é a de corrida mesmo. Tem gente que ainda duvida desse rendimento da Brawn. A verdade é que só saberemos se o carro tem essa velocidade toda em Melbourne, mas após todos os problemas que o time passou, o resultado parece se muito bom. Se carro andar bem vai ter muito japonês coçando a cabeça na sede da Honda.

A Ferrari segue andando na frente em Barcelona. O carro da equipe italiana mostra boa constância e está sempre rápido. Quem está melhorando gradativamente é a Renault e vem sempre em terceiro ou quarto. O destaque negativo segue sendo a Mclaren. Muito improvável que este péssimo rendimento em todas as sessões, com Kovalainen ou Hamilton, seja apenas jogo de esconde-esconde. O carro é ruim mesmo.

Confira os tempos desta manhã em Barcelona:

1°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min20s168 (19 voltas)
2°. Jenson Button (ING/Brawn), a 0s145 (86)
3°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 0s695 (61)
4°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 0s878 (61)
5°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 0s997 (49)
6°. Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 1s033 (63)
7°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1s314 (30)
8°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1s377 (47)
9°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1s401 (54)
10°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s489 (46)

10 de mar. de 2009

Barcelona – dia 2 – final

A sessão vespertina em Barcelona não trouxe grandes novidades. Na kajima melhorou de forma considerável seu tempo e pulou para o segundo posto, atrás Raikkonen.

Barrichello conseguiu completar 111 voltas para acumular milhagem e dados para a Brawn. Apesar do problema ainda não explicado pela manhã, o brasileiro conseguiu andar bastante a tarde. Já a Mclaren continua andando lá atrás, tomando tempo até da Force Índia.

Ross Brawn concedeu uma interessante entrevista que está no site da Autosport e afirmou que a sua equipe está utilizando a quantidade de combustível padrão para uma corrida. Ou seja, está afastando a hipótese da equipe estar andando com o carro leve para chamar atenção e tentar trazer patrocinadores (hum...). Também afirmou ter orçamento para a temporada inteira (de onde? Honda?), mas que busca parceiros para uma solução financeira de longo prazo para a equipe.

Confira os tempos desta terça-feira:

1°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min20s314 (55 voltas)
2°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 0s593 (66)
3°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 0s652 (111)
4°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 0s868 (121)
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1s033 (66)
6°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1s501 (127)
7°. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1s520 (82)
8°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1s623 (111)
9°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1s677 (88)
10°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 2s725 (14)
11°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), sem tempo (6)

Barcelona – dia 2 – manhã

Barrichello estreou na Brawn GP hoje em Barcelona com a segunda posição na sessão matutina. O brasileiro foi o segundo piloto a dar mais voltas, 54, atrás somente de Heidfeld, 84. Só não deu mais porque o BGP 001 sofreu sua primeira quebra. Ainda não existe a informação de qual teria sido o problema.

A Ferrari segue andando bem com Raikkonen, que fez o melhor tempo. Já a Mclaren continua com apagada. O time inglês enfrenta problemas aerodinâmicos ou está escondendo muito bem o jogo. Pela constância de maus resultados, comentários de quem acompanha os testes in loco e pela radicalidade na mudança de várias partes do carro ontem, acredito que a equipe do campeão mundial já está preocupada.

Confira os tempos dessa manhã em Barcelona:

1°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min20s314 (44 voltas)
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 0s652 (54)
3°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1s012 (53)
4°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1s623 (57)
5°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1s651 (84)
6°. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1s827 (40)
7°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 2s014 (42)
8°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 2s067 (40)
9°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 2s203 (29)
10º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 2s725 (14)

9 de mar. de 2009

Realmente estranho…

O desempenho ruim da Mclaren, que apontei no último post, começa a mostrar ser real.

Leiam o a descrição das atividades de hoje que a equipe colocou em seu press release e site oficial:

“A sessão matutina foi usada com o foco em longas corridas com o pacote aerodinâmico já existente com o objetivo de se ter uma base para avaliação das novas partes à tarde. Durante o almoço, o MP4-24 foi equipado com nova asa dianteira, novo assoalho e nova carenagem e o programa continuou – com quantidade de combustível idêntica – a tarde. O time agora se foca para explorar todas as características do novo kit aerodinâmico”

Ou seja, a equipe já está trocando praticamente tudo no carro. Alguma preocupação com o desempenho já existe. A minha leitura disso é que o carro nasceu errado e já estão tentando consertar. Com certeza um péssimo começo de temporada para a equipe do campeão mundial.

Barcelona – dia 1 – final

Depois da surpresa da Brawn pela manhã, as coisas ficaram um pouco mais realistas para a nova equipe a tarde, andando 8 décimos atrás do melhor tempo. Quer dizer que o carro é um a porcaria? Não. Do mesmo jeito que não dava para falar que o bólido era bom de manhã, não podemos afirmar que é ruim agora. É apenas o começo de trabalho da equipe. Estranhei apenas o fato de Button ter completado “somente” 82 voltas, bem menos que a maioria. Achei que andariam mais, mas isso depende muito do que a equipe está testando no momento. Talvez está precisando de muita conversa para acertar as coisas...

Sobre o resto da turma, BMW, Ferrai e Toyota continuam andando bem. A Renault e a Mclaren que começam a ficar preocupadas. No estágio atual, os carros já deveriam estar mais parecidos. Tudo bem que não sabemos o tipo de trabalho que cada uma está fazendo, mas Kovalainen tomou dois segundos e meio!! Começa a ficar estranho isso.

Confira os tempos desta segunda-feira:

1º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min20s338 (96)
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 0s570 (81)
3º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 0s599 (121)
4º. Jenson Button (ING/Brawn GP), a 0s802 (82)
5º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1s324 (126)
6º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1s820 (86)
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1s908 (117)
8º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 2s114 (129)
9º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 2s475 (111)
10º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 2s610 (90)

Senna testa carro da LMS / Aston estreia carro


A convite da equipe Oreca, Bruno Senna testou neste domingo em Paul Ricard um protótipo que correrá as 24 horas de Le Mans (foto). O brasileiro ficou na última posição no treino, cerca de um segundo do melhor tempo. Se considerarmos que ele nunca tinha entrado em um carro de turismo, não é um resultado tão desastroso assim.

Ainda não foi dito nada se Bruno pode correr as 24 horas ou a Le Mans Series, o que seria bem legal. Bruno vai se mantendo na ativa, e o marketing que seu sobrenome atrai sempre lhe renderá bons testes até que ele consiga um boa oportunidade real para a temporada.

No mesmo dia, a Aston Martin colocou na pista pela primeira vez seu Lola-Aston Martin LMP1 que correrá as 24 horas de Le Mans. E não é que o nosso amigo Tomas Enge já conseguiu jogar o carro no muro do circuito de Paul Ricard. David Richards deve ter ficado feliz da vida.

O grid está completo


O primeiro dia de testes em Barcelona hoje marcou não só a chegada da Brawn GP, nova equipe da categoria surgida da Honda, mas também o “lançamento” do novo bólido da Toro Rosso.

A equipe italiana foi a última a mostrar o carro 2009 e, como já era esperado, é bem parecido com o da matriz, Red Bull. As poucas modificações são devido a diferença de motores (Red Bull usa Renault enquanto Toro Rosso vai de Ferrari).

Só para não deixar passar, está aqui a foto divulgada pela equipe.

Barcelona – dia 1 – manhã – Brawn lidera

Tudo bem que provavelmente estava leve, sem configurações para Melbourne. Mas queira ou não, para uma equipe que até uma semana atrás não sabia nem se ia alinhar na primeira corrida fazer o melhor tempo em uma sessão com todos os outros times na primeira vez que coloca seu carro para andar é uma vitória.

A manhã de treinos em Barcelona terminou com Jenson Button, com sua Brawn (vai demorar para acostumar com esse nome), na liderança. O inglês ficou meio segundo a frente de Jarno Trulli, da Toyota.

Ainda não chegaram informações da Europa com relação a condição de treino de cada carro, mas provavelmente a Brawn entrou na pista hoje para colocar o carro à prova. É o que eles têm que fazer. Levar o carro ao limite, fazer muitas simulações de corrida, para ver se o equipamento chega ao final. Hoje pela manhã foram apenas 30 voltas, mas o bólido não deu sinal de problemas mecânicos. Ótimo!

Agora é aguardar os trabalhos da tarde. Barrichello testa o só carro amanhã.

Confira os tempos de hoje de manhã:

1º. Jenson Button (ING/Brawn GP), 1min21s140 (30 voltas)
2º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 0s712 (50)
3º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 0s868 (35)
4º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1s312 (47)
5º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1s520 (50)
6º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1s539 (49)
7º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1s673 (28)
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 1s729 (25)
9º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 2s465 (21)
10º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 3s149 (57)

Resumo do final de semana - WTCC


A SEAT dominou o WTCC em Curitiba tomando conta de todo o pódio nas duas provas. A primeira foi vencida pelo francês Yvan Muller e a segunda vencida pelo italiano, ex-Fórmula 1, Gabriele Tarquini.

É lógico que o público local deve ter ficado um pouco decepcionado com o desempenho do brasileiro, e paranaense, Augusto Farfus Jr., que inclusive venceu uma das etapas em 2008. Mas o brasileiro, que faz sucesso na categoria desde seu começo, realmente ficou limitado pelo desempenho da BMW, que tomou um show da SEAT.

Apesar desse domínio, o WTCC é um campeonato muito legal e merece mais destaque no Brasil. Hoje são quatro marcas participando, o que é um bom número considerando os principais campeonatos de turismo pelo mundo. Mas podem ser mais.

Parabéns para Curitiba, mais uma vez, por esse ótimo evento. Esperamos que se repita em 2010.

Resumo do Final de Semana – IRC


Curitiba viveu um final de semana mágico para quem gosta de automobilismo. O IRC, no Rally da Graciosa, e o WTCC devem ter sido realmente eventos fantásticos. As informações é que o público apareceu deixando tudo mais legais ainda.

Na etapa do IRC, a competição foi dominada pela dupla inglesa Kris Meeke/Paul Nagle, que corre de Pegeout 2007. Eles venceram 12 dos 13 estágios. Mesmo com tantas vitórias, a diferença para a dupla que ficou na segunda colocação, Nicolas Vouilloz/Nicolas Klinger, também de Pegeout 207, até que foi pequena, apenas 26 segundos.

Pelo que estão dizendo, o rally transcorreu bem, tudo bem organizado. Isso é importante para que grandes eventos do automobilismo mundial venham ter etapas no Brasil. Parabéns Curitiba!!

Confira o resultado final da prova e classificação do campeonato após duas etapas:

Resultado final:

1°. Kris Meeke/Paul Nagle (Peugeot 207), 2h08min05s70
2°. Nicolas Vouilloz/Nicolas Klinger (Peugeot 207), a 26s20
3°. Giandomenico Bazzo/Mitia Dotta (Fiat Grande Punto), a 47s90
4°. Freddy Loix/Isidoor Smets (Peugeot 207), a 2min32s10
5°. Alejandro Cancio/Santiago Garcia (Mitsubishi Lancer), a 5min20s00
6°. Raul Martinez/Javier Montero (Subaru Impreza), a 8min09w40
7°. Gustavo Saba/Edgardo Galindo (Subaru Impreza), a 9min57s20
8°. Sebastian Abramian/Fernando Mussano (Subaru Impreza), a 10min17s50
9°. Rafael Tulio/Cesar Valandro (Peugeot 207), a 19min04s00
10°. Luis Tedesco/Raphael Furtado (Fiat Palio), a 20min53s50

Classificação após duas etapas:

1°. Freddy Loix, 13 pontos
2°. Sébastien Ogier, 10
3°. Kris Meeke, 10
4°. Giandomenico Basso, 10
5°. Stéphane Sarrazin, 6
6°. Jan Kopecky, 5
7°. Frederic Romeyer, 3
8°. Olivier Burri, 2
9°. Patrick Atrtru, 1

6 de mar. de 2009

Dicas para o Final de Semana

Volta neste final de semana a seção “Dicas para o final de semana” com muitas atividades. Volto a lembrar que para essa coluna é muito importante a participação dos leitores. Pode mandar a sugestões de qualquer evento ligado á carros ou corridas. Vale corrida de kart, arrancada, velocidade, rally, encontros de clubes e por ai vai. Estarei fechando a seção nas quintas à noite para publicação nas sextas pela manhã.

CURITIBA

6 a 8/03 – sexta a domingo
1ª etapa do WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo)
Local: Autódromo Internacional de Curitiba
Horário: sexta – teste – 15hs
Sábado – treinos livres – 16hs
Domingo – corrida 1 – 13hs / corrida 2 – 16hs
Fonte: WTCC

6 e 7/03 – sexta e sábado
Rally Internacional de Curitiba - 2ª etpa do IRC (Campeonato Internacional de Rally)
Local: Parque Barigui e Autódromo Internacional de Curitiba
Horário: sexta-feira – 8h30 – largada no Parque Barigui e chegada às 18h00, no Autódromo Internacional de Curitiba.
Sábado – 7h35 - Autódromo Internacional de Curitiba e chegada no pódium com a premiação as 16h30.
Fonte: Rally de Curitiba (mapas no site)


GUAPORÉ

08/03 - domingo
1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck
Local: Autódromo Internacional de Guaporé
Horário: 13hs
Fonte: Fórmula Truck


SÃO PAULO

07/03 – sábado
1ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart
Local: Kartódromo Aldeia da Serra
Horário: 14hs
Fonte: FASP

7 e 08/03 – sábado e domingo
2ª etapa do Campeonato Paulista de Velocidade de Asfalto
Local: Autódromo José Carlos Pace (Interlagos)
Horário: sábado – a partir de 12h45 (Classic Cup, Fusca, Fórmula São Paulo e Força Livre)
Domingo – a partir das 8h30 (Street Car, Marcas e Pilotos, Super Fórmula 2000, Spyde Car, Stock Paulista)
Fonte: FASP

8/03 – domingo
Track Day Paulista
Local: Autódromo José Carlos Pace (Interlagos)
Horário: 14h30
Fonte: FASP


SOROCABA

08/03
1ª etapa Campeonato Paulista de Mini Fórmula Tubular (Kart Cross)
Local: Sorocaba
Horário: a partir das 8hs
Fonte: APPK Cross


PIRACICABA

7 e 8/03
1ª etapa Campeonato ECPA de Arrancada
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo
Horário: sábado – a partir das 12hs
domingo – a partir das 8hs
Fonte: ECPA


ITÚ

08/03
1ª etapa Campeonato Nova Schin de Kart
Local: Kartódromo Schincariol
Fonte: Kartódromo Schincariol

Já foi para pista

A Brawn GP não perdeu tempo e já fez o seu shakedown nessa manhã em Silvertone com Jenson Button. Clique aqui para ver a primeira foto do BGP 001 na pista no site da Autosport.

O carro é branco amarelo e preto. Repare no bico largo e baixo, um pouco diferente da maioria das demais equipes que optaram por bicos mais altos.

Hoje foi aquele teste só para ver se o carro funciona. A Brawn GP volta à pista na próxima segunda feira nos treinos coletivos de Barcelona com muito trabalho pela frente.

Acabou a novela: Honda se transforma em Brawn GP


O anúncio aconteceu às 21hs de Brasília, como prometido. A Honda anunciou não somente um management buyout mas sim a VENDA da equipe para Ross Brawn.

O novo proprietário da equipe agradeceu todo mundo e anunciou que correrá com os motor Mercedes e a dupla Button-Barrichello, a mais experiente do grid.

A informação mais interessante (já que o resto já tinha vazado) é que a equipe faz o shakedown do novo bólido, o BGP 001, nesta sexta-feira em Silverstone e que depois acontecerão testes não só em Barcelona (de 9 a 12 de março), mas também em Jerez de la Frontera (15 a 17). Quanto mais treino melhor.

O site da equipe também já está no ar no www.brawngp.com e o logo é este aqui o lado. Lá é possível ler o anúncio oficial e o press release da nova equipe.

Até que enfim isso terminou. Barrichello talvez tenha sido o grande vitorioso depois de ser o que mais sofreu. Mas não se animem muito. Imaginem a condição técnica que a equipe vai começar a temporada. E a dúvida que mais me incomoda no momento é se Ross Brawn terá dinheiro para fazer a temporada completa.

5 de mar. de 2009

Acaba hoje

Segundo as agências internacionais, a Honda anuncia o acordo com Ross Brawn para a formação da Brawn F1 hoje às 21hs de Brasília, às 9hs do Japão.

Será que essa novela acaba hoje?

Propostas da FOTA

A FOTA (Associação dos Times da Fórmula 1) lançou hoje algumas propostas para deixar a categoria mais atraente. As idéias foram baseadas em uma pesquisa realizada com torcedores de vários países, mas até o momento não consegui informações sobre sua metodologia.

Foram pedidas mudanças na pontuação (o vencedor passaria a ganhar 12 pontos) e na área comercial e marketing (sessão de autógrafos obrigatória dos pilotos no fins de semana de GP e mais informações técnicas na transmissão de TV), mais redução de testes, redução das corridas para 250 Km ou 1h40 de duração máxima, padronização de alguns itens como KERS e telemetria, a ampliação da vida útil de motor e câmbio e por ai vai.

É um bom pacote. Não dá para concordar com tudo, mas vai na linha certa. A FOTA deve apresentar a resolução o mais rápido possível para a FIA e ai a bola estará com Max Mosley.


Informação relevante: Nick Fry compareceu à reunião representando a ex-Honda e dizendo que o anúncio da nova equipe deve sair em breve. Dizem que deve ser hoje. Ou seja, Fry continua.

Jerez – dia 5 (e último)

Terminou agora a pouco o último dia de testes em Jerez de la Frontera. Um dia um pouco confuso, com algumas quebras e rodada de Hamilton.

A Fórmula 1 volta a treinar na próxima segunda-feira, dia 9, em Barcelona. Serão os últimos três dias para as equipes se prepararem para o mundial, afinal, agora não existem mais testes durante o campeonato. Isso significa que deveremos ter uma visão melhor de como está cada time.

Veja os tempos de hoje:

1º Nick Heidfeld – ALE – BMW - 1min20s052 - 122 voltas
2º Kimi Raikkonen – FIN – Ferrari - a 0s362 - 112
3º Lewis Hamilton – ING – McLaren - a 1s220 - 58
4º Mark Webber – AUS - Red Bull - a 2s167 - 47
5° Kazuki Nakajima – JAP – Williams - a 2s174 - 54
6° Jarno Trulli – ITA – Toyota - a 3s067 - 38

4 de mar. de 2009

Collor preside comissão no Senado

O ex-presidente Fernando Collor, que sofreu processo de impeachment em 92, venceu hoje disputa para presidir a Comissão de Infraestrutura do Senado.

Isso significa que Collor comandará a comissão responsável por analisar os projetos de infraestrutura no país como estradas, hidroelétricas, aeroportos, metro, estradas de ferro e etc...

Difícil comentar.

Jerez – dia 4

Agora a pouco terminou em Jerez de la Frontera mais um dia de trabalho. Alonso foi o mais rápido com a Renault. O espanhol deu impressionantes 130 voltas. Em dois dias, Alonso andou aproximadamente a distancia de 4 GP’s. Raikkonen assumiu a Ferrari hoje e foi o segundo.

O que chama atenção é a Mclaren, que hoje, com Hamilton, voltou a usar o aerofólio traseiro de 2008. Será algum problema com o desenvolvimento da versão 2009?

Confira os tempos de hoje:

1º Fernando Alonso – ESP – Renault - 1min19s945 - 130 voltas
2º Kimi Raikkonen – FIN – Ferrari - a 0s305 - 105
3º Nick Heidfeld – ALE – BMW - a 0s575 - 99
4º Jarno Trulli – ITA – Toyota - a 0s595 - 131
5º Mark Webber – AUS- Red Bull - a 0s949 - 107
6º Kazuki Nakajima – JAP- Williams - a 1s003 - 83
7º Lewis Hamilton – ING – McLaren - a 1s357 - 70
8º Adrian Sutil – ALE - Force India - a 1s466 - 79

Agito em Curitiba começa nesta quinta-feira!!

A programação da abertura do WTCC em Curitiba já começa nesta quinta-feira em uma tarde de autógrafos dos principais pilotos da categoria. O evento acontece das 12h30 às 14h15 na Rua XV de Novembro, na frente do Palácio Avenida.

Estarão presentes Augusto Farfus, único brasileiro da categoria, o tricampeão Andy Priaulx, o italiano Alex Zanardi, o atual campeão Yvan Muller e outros.

Na quinta-feira mesmo também acontece a largada promocional do Rally da Graciosa, que este ano vale como etapa do IRC (Internacional Rally Championship). O IRC, campeonato parecido com o WRC, pisa pela primeira vez na América do Sul. Conta com a participação de várias montadoras como Pegeout, Volks, Honda, Mitsubishi, Skoda e Albarth. O evento acontece a partir das 15hs na “Boca Maldita”, no centro de Curitiba.

3 de mar. de 2009

E o Senna?


Caso a informação sobre Barrichello na Brawn seja confirmada, resta saber o que será de Bruno Senna. O rapaz ficou em uma situação no mínimo desconfortável. Na GP2 as principais vagas já estão ocupadas. Será que vale a pena ir para lá em uma equipe média?

Mas qual seria o outro caminho que Senna poderia seguir para continuar próximo da Fórmula 1? DTM? F2? World Series? A1GP? FIA GT? Le Mans Series? Indy?(?!) Tentar a vaga de piloto reserva em alguma equipe de Fórmula 1 e voltar a andar somente no final do ano (o testes durante a temporada estão proibidos)?

Comentem. Opinem. O que vocês fariam no lugar de Bruno Senna?

Jerez – dia 3 – final

No final do dia teve gente que tava andando atrás que foi para frente e vice-versa. As equipes ainda estão coletando muitos dados e, apesar de ser interessante ver praticamente todos juntos na pista, não existe como fazer um comparativo muito preciso de tempos. Amanhã tem mais.

Confira os tempos finais desta terça-feira:

1° Timo Glock – ALE – Toyota - 1min19s814 - 141 voltas
2° Felipe Massa – BRA – Ferrari - a 0s424 - 134
3° Fernando Alonso – ESP – Renault - a 0s482 - 152
4° Heikki Kovalainen – FIN – McLaren - a 0s721 - 85
5º Adrian Sutil – ALE - Force Índia - a 0s807 - 63
6° Mark Webber – AUS - Red Bull - a 1s207 - 98
7° Robert Kubica – POL - BMW - a 1s255 - 98
8º Nico Rosberg – ALE – Williams - a 1s598 - 125

Jerez – dia 3

Enquanto isso, os testes continuam correndo soltos em Jerez de la Frontera. Depois de uma segunda-feira prejudicada pela chuva, o dia, apesar de nublado, está com bom tempo. Alonso foi o mais rápido pela manhã.

Confira os tempos:

1º Fernando Alonso – ESP – Renault - 1min20s612 - 58 voltas
2º Mark Webber – AUS - Red Bull - a 0s425 - 52
3º Timo Glock – ALE – Toyota - a 1s040 - 86
4º Nico Rosberg – ALE - Williams - a 1s089 - 63
5º Robert Kubica – POL – BMW - a 1s141 - 35
6º Felipe Massa – BRA - Ferrari - a 2s293 - 45
7º Adrian Sutil – ALE - Force Índia - a 2s548 - 3
8º Heikki Kovalainen – FIN – McLaren - a 3s114 - 45

Honda – capítulo final?

Tudo indica que a novela da Honda está chegando aos seus momentos finais. Ainda não existe nada de oficial, mas a entrevista de Bruno Senna no Estadão de hoje dizendo que “tomou um tombo” deixa bastante claro que a escolha foi feita. Rubens Barrichello consegue, contra todos os prognósticos, estender sua carreira por mais uma temporada, sua 17ª, e deve sentar no cookpit do Brawn F1, novo nome da Honda.

O ponto chave para a permanência de Barrichello foi a queda de Nick Fry, com quem teve problemas durante todo o ano de 2008. Ross Brawn, velho conhecido dos tempos de Ferrari, ao assumir o comando da equipe viu que, com apenas quatro dias de testes programados antes do início da nova temporada, não poderia se dar o luxo de colocar na pista um piloto que realizou apenas dois dias de treino em um Fórmula 1. Brawn escolheu Barrichello sobre Senna por acreditar que o veterano poderia acrescentar mais à equipe.

Rubens foi uma escolha de consciência, de quem não quer arriscar. Já se sabe o que ele pode fazer. Já Senna é uma incógnita.

Um time que tem Ross Brawn como cabeça do projeto e motores Mercedes como propulsores deveria ser olhado com certo respeito. Infelizmente, a falta de testes e a “gambiarra” que deve ter sido feita para adaptação do motor alemão a um carro que previa um equipamento Honda não são exatamente uma boa base para o início de trabalho da equipe. Lógico que o regulamento deste ano deixa as coisas um pouco misturadas, teremos que esperar.

Segundo as informações, o anúncio oficial da formação do novo time (novo nome, estrutura e staff remanescentes, motores e pilotos) acontece oficialmente na quinta-feira, às 21hs de Londres.

2 de mar. de 2009

Jerez – dia 2 - final

O dia não foi muito proveitoso em Jerez de la Frontera. Os treinos aconteceram com chuva durante todo o dia. A Ferrari nem entrou na pista.

Confira os tempos desta segunda-feira:

1º Timo Glock ALE Toyota 1min30s979 89 voltas
2º Robert Kubica POL BMW Sauber a 0s348 70
3º Nico Rosberg ALE Williams a 0s472 113
4º Giancarlo Fisichella ITA Force India a 0s568 53
5º Sebastian Vettel ALE Red Bull a 1s241 102
6º Heikki Kovalainen FIN McLaren a 2s392 91
7º Nelsinho Piquet BRA Renault a 2s497 66

O futuro de Castroneves será definido a partir de hoje

Hoje é o primeiro dia do julgamento de Helio Castroneves nos Estados Unidos. O piloto brasileiro é acusado de sonegação de impostos e evasão de divisas e pode pegar até 35 anos de cadeia.

O procedimento deve demorar cerca de 20 dias úteis, ou seja, a sentença deve sair até o fim do mês de março.

Honda – capítulo 47.537

Alguns sites ingleses publicaram hoje que Barrichello já teria assinado com a Honda (ou ex-Honda ou Brawn Racing ou Brackley F1 ou Autorama Estrela Racing, sei lá) e estará em suposto shakedown da equipe na próxima quinta-feira, em Silverstone.

A verdade é que nenhum envolvido (Honda, Ross Brawn, Nick Fry, Barrichello, Button ou até a Mercedes, que deve ser a fornecedora dos motores para a nova equipe) tem se pronunciado oficialmente nos últimos dias. Somente Bruno Senna veio a público para dizer que briga pela vaga, mas que ainda não assinou nada e que Barrichello ainda tinha boas chances.

Faltando menos de um mês para o início do mundial, não adianta ficar levantando boatos. Tudo deve ser resolvido e revelado durante essa semana para que o time ainda tenha tempo de colocar o carro na pista pelo menos uma vez nos testes coletivos de Barcelona, na próxima semana. Então, agora o que nos resta é esperar.

Testes em Jerez - dias 1 e 2

Ontem começaram os testes coletivos no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. No domingo, o dia foi de pista seca e a surpresa foi o rendimento de Sebastian Vettel, que não só ficou em primeiro como colocou mais de uma segundo em Felipe Massa, na segunda posição. Outro desempenho a ser destacado foi da Toyota, que mesmo andando com o jovem Kamui Kobayashi, ficou em terceiro apenas a quatro décimos da Ferrari do brasileiro. A distância entre os tempos foi grande, o que nos remete a pensar que as equipes não estavam em igualdade de condições.

Confira os tempos de domingo:

1° Sebastian Vettel ALE Red Bull 1min19s055 87 voltas
2° Felipe Massa BRA Ferrari a 1s275 63
3º Kamui Kobayashi JAP Toyota a 1s644 79
4º Nico Rosberg ALE Williams a 2s116 71
5° Robert Kubica POL BMW Sauber) a 2s237 47
6° Giancarlo Fisichella ITA Force India a 2s529 31
7° Pedro de la Rosa ESP McLaren a 2s776 94
8° Nelsinho Piquet BRA Renault a 2s956 52

Os treinos já estão rolando também nesta segunda-feira. Porém, a chuva atrapalhou nesta manhã. A Ferrari nem colocou Massa na pista. O melhor tempo até o momento é de Timo Glock. De olho na Toyota hein!!

Confira os tempos:

1º Timo Glock ALE Toyota 1min31s103 38 voltas
2º Robert Kubica POL BMW Sauber a 0s624 40
3º Nico Rosberg ALE Williams a 1s609 64
4º Sebastian Vettel ALE Red Bull a 1s752 31
5º Nelsinho Piquet BRA Renault a 2s373 23
6º Heikki Kovalainen FIN McLaren a 2s450 39
7º Giancarlo Fisichella ITA Force India a 5s077 10