Em 18 de março de 1977, o Brasil perdeu em um acidente de avião um dos seus maiores talentos no automobilismo: José Carlos Pace.
O Moco, como era conhecido, fez uma grande carreira no automobilismo brasileiro (sim, naquela época se fazia carreira no automobilismo brasileiro) correndo pela equipe de fábrica da Willys. Em 1975, quando já estava na Fórmula 1, foi campeão Campeonato Brasileiro de Turismo e nas 25 horas de Interlagos. Na Europa venceu a Fórmula 3 inglesa e foi segundo colocado nas 24 horas de Le Mans pela equipe de protótipos da Ferrari.
Correu na Fórmula 1 entre 1972, quando estreou na Williams, até sua morte, passando ainda pelas equipes Surtees e Brabham. Venceu o GP Brasil de 1975 (sua única vitória) fazendo dobradinha com Emerson Fittipaldi. Imagine só a festa em Interlagos.
Sempre ouvi de muitas pessoas que Pace faleceu no ano que seria campeão, já que pela primeira vez teria um carro realmente competitivo. Nas três primeiras provas de 77, Moco chegou em segundo na Argentina mas não pontuou no Brasil e na África do Sul.
Infelizmente só vi alguns lances de corridas de José Carlos Pace através de vídeo, mas sempre ouvi muitas histórias e elogios de muita gente. Com certeza um nome que deve ser lembrado na história do automobilismo brasileiro como um dos maiores.
Segue um vídeo da vitória de Pace em Interlagos em achei no Youtube. Vale também o destaque para o fantástico traçado que Interlagos tinha na época. Que inveja do pessoal que viu tudo isso...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário