Não foi só o sistema de pontos que sofreu alteração na reunião do Conselho Mundial hoje. Confira as demais mudanças. (Veja site da FIA aqui)
- As equipes poderão fazer oito dias de testes aerodinâmicos em linha reta ou raio constante em pistas homologadas pela FIA, entre 1º de janeiro de 2009 e a última corrida do ano.
- Os times poderão fazer três dias de testes com pilotos jovens entre a última corrida do campeonato e 31 de dezembro do mesmo ano. Só poderão participar pilotos que não disputaram mais que duas provas como titulares ou testado um carro de Fórmula 1 por mais de quatro dias nos últimos 24 meses.
- Os pilotos serão obrigados a participar de sessões de autógrafos nas sextas-feiras. Durante a classificação, os eliminados no Q1 e Q2 serão obrigados a conceder entrevistas à imprensa ao fim de cada sessão. Após a classificação, o peso de todos os carros serão revelados. Durante a corrida, os pilotos que abandonarem ou terminarem fora dos três primeiros também terão que falar com a imprensa e as equipes deverão ter um “porta voz” para falar com os jornalistas durante toda a prova.
- A partir de 2010 os times poderão escolher se querem operar sob um teto orçamentário de 30 milhões de libras, controlado por auditoria. A FIA dará vantagem técnica para as equipes que se enquadrarem neste teto. Ex: maior eficiência aerodinâmica, asas móveis, motor sem limitação de giros ou congelamento de desenvolvimento.
A priori não vejo problema com relação às propostas de testes limitados e com pilotos jovens. Gosto muito desta maior interação do público com pilotos através de sessões de autógrafos e mais informações à imprensa. Mas essa proposta de teto orçamentário é tão ridícula quanto a da nova pontuação. Não sou contra o teto, mas sim carros correndo com regras técnicas diferentes. É um absurdo. Impressionante a maneira que a FIA decidiu de enfrentar as montadoras. “Não te obrigo a entrar na linha, mas te prejudico se você não aceitar”.
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