Hoje começa oficialmente o final de semana do GP da China e como já fiz nas duas primeiras etapas do ano vamos aos números e curiosidades deste Grande Prêmio.
- O GP da China ainda é uma prova nova. No calendário desde 2004, teve apenas 5 edições.
- O primeiro vencedor, em 2004, foi Rubens Barrichello, de Ferrari. Esta foi a última vitória do brasileiro. Coincidentemente, o segundo colocado naquela prova foi Jenson Button. Em 2008, a corrida foi vencida por Lewis Hamilton.
- Em todas as suas edições, a corrida chinesa sempre foi uma das 3 últimas do calendário. Este ano, pela primeira vez, foi transferida para o começo do campeonato.
- Apesar da sua curta história, o GP da China já teve alguns momentos importantes. Em 2006, marcou a última vitória da carreira de Michael Schumacher, o maior vencedor da história da Fórmula 1 com 7 títulos mundiais e 91 triunfos, recorde praticamente inalcançável.
- Nos últimos dois anos também marcou a carreira de Lewis Hamilton. Em 2007, de forma negativa, quando, depois de um erro na entrada do box, abandonou a corrida e ressuscitou Kimi Raikkonen, vencedor da prova e campeão do mundo na etapa seguinte. Em 2008, de forma positiva, quando inesperadamente venceu na China, onde a Ferrari era considerada favorita, e levou uma vantagem de 7 pontos sobre Felipe Massa para última etapa, o que praticamente lhe deu o título mundial.
Números:
- Das 5 provas que já aconteceram na China, 3 vezes o vencedor ganhou o campeonato mundial.
- Em 3 oportunidades, o pole position ganhou a corrida.
- Em 5 corridas, foram 5 vencedores diferentes.
Pilotos vencedores:
Barrichello (2004)
Alonso (2005)
M Schumacher (2006)
Raikkonen (2007)
Hamilton (2008)
Equipes que mais venceram:
1º - Ferrari – 3
2º - Renault e Mclaren – 1
Motores que mais venceram:
1º - Ferrari – 3
2º - Renault e Mercedes - 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário