19 de abr. de 2009

GP da China – Red Bull te dá asas!

Sebastian Vettel e a Red Bull dominaram totalmente o Grande Prêmio da China. Assim como fez em sua primeira vitória da carreira, ano passado, pela Toro Rosso, em Monza, Vettel largou na pole position, em uma prova de muita chuva, e venceu a corrida de ponta a ponta, levando agora a equipe matriz do grupo Red Bull a seu primeiro triunfo. Bastante promissor por sinal. Esse talentosíssimo alemão, com esse bom carro nas mãos, que ainda deve evoluir mais, irá brigar pelo título da temporada.

É importante ressaltar a corrida consistente que Mark Webber também, o que mostra que o carro da empresa de energéticos, que não conta com o difusor double deck, é muito bom. É com certeza mais um ótimo trabalho de Adrian Newey, esse competentíssimo projetista que já ganhou muitos títulos com Williams e Mclaren.

Os carros da Brawn GP não se mostraram páreos em nenhum momento. Importante esperarmos as declarações dos pilotos para sabermos o que aconteceu. Jenson Button fez uma corrida na dele e ficou em terceiro, mantendo a liderança do campeonato. Já Rubens Barrichello foi bastante apático, errou no começo da corrida e sempre teve sua quarta posição ameaçada. Até ficou com a melhor volta da corrida, mas foi muito pouco. O brasileiro está na vice liderança, seis pontos atrás do seu companheiro. Não é uma diferença que cause algum tipo de desespero após apenas três provas, porém é importante que Barrichello chegue pelo menos na frente de Button na próxima prova, no Bahrain, para não correr o risco de a equipe começar a pender para o inglês.

A Mclaren apareceu com os seus dois carros na zona de pontuação, com Kovalainen em quinto e Hamilton em sexto. A recuperação da equipe foi mais pela boa prova dos pilotos nas condições difíceis da pista do que por uma melhora do carro. Hamilton rodou umas quatro vezes, mas seguiu sempre com um ritmo forte. Já Kovalainen foi mais constante e acabou chegando na frente.

As Toyotas, de quem se esperava muito, acabaram fazendo uma corrida bastante apagada. Trulli, que tinha uma boa estratégia em caso de corrida com pista seca, era ultrapassado por todo mundo de maneira muito fácil e acabou abandonando depois de ser literalmente atropelado por Kubica. Glock, que largou em 19º, foi em um ritmo constante e beliscou dois pontinhos com um bom sétimo. Mas é pouco para o que o time mostrou nas primeiras duas etapas.

Fechando a zona de pontos, Sebastian Buemi fez mais uma boa corrida, conseguiu mais um pontinho. O chará e companheiro Sebastian Bourdais ficou em 11º e começa a ser questionado. Alguns já dizem que pode ser substituído por Bruno Senna ainda durante a temporada.

A Ferrari se mantém como a grande decepção. Felipe Massa fazia corrida sensacional até abandonar com problemas elétricos. Tinha boas chances de chegar entre os cinco primeiros, o que com esse carro é ótimo. Kimi Raikkonen reclamou de problemas no motor logo no começo da prova e visivelmente fazia o que podia, mas o carro não respondia. Terminou em uma apagadíssima décima posição. A fase do time de Maranello é das piores.

A próxima etapa do mundial acontece já no próximo final de semana, no Bahrain, e promete muito. A melhor notícia é que saímos desse fuso horário que nos obriga a acordar de madrugada. Vai dar para economizar no café.

Confira o resultado final do GP da China:

Final:

1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1h57min43s485 (56 voltas)
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 10s970
3°. Jenson Button (ING/Brawn), a 44s975
4°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 1min03s704
5°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1min05s102
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1min11s866
7°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1min14s476
8°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min16s439
9°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1min24s309
10°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 1min31s750
11°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1min34s156
12°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1min35s834
13°. Robert Kubica (POL/BMW), a 1min36s853
14°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta
15°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1 volta
16°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 2 voltas
17°. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 6 voltas

Nenhum comentário: