22 de abr. de 2009

Seria legal...

Segundo o site da revista inglesa Autosport, a Lola estaria avaliando a possibilidade de um retorno à Fórmula 1. (Clique aqui para a ver a matéria). A tradicional empresa, hoje presidida por Martin Birrane, estaria de olho na oficialização do regulamento para 2010, que pode prever um teto orçamentário de 30 milhões de libras.

Seria muito bom ter uma marca tradicional como a Lola de volta à Fórmula 1. Seria legal ter de volta também a Dallara, Reynard, Coswort e etc. Mas continuo achando péssima a ideia de um teto orçamentário para que algumas equipes tenham vantagens técnicas. Acredito que não passe. Mas a FIA tem surpreendido nos últimos tempos.

Acho que existem outras formas de baixar os custos e atrair essas empresas. Para começar, tentar manter em regulamento por algum tempo. O excesso de mudanças (todo ano temos alguma novidade técnica) cria sempre uma necessidade de mais investimentos em novas áreas do carro. Com exceção do KERS, o regulamento técnico atual é bem interessante. A minha segunda sugestão é dar mais voz para criação do regulamento e nas decisões importantes da categoria às equipes e pilotos. Se isso estivesse em vigor, teríamos um sistema de pontuação mais interessante já em 2009 (a FOTA foi muito feliz na sugestão de 12, 9, 7, 5,4...) e as corridas de Austrália e Malásia não teriam acontecendo no horário que ocorreram (a GPDA era contra). Mas isso é um assunto que precisa ser melhor debatido.

Nenhum comentário: