Hoje começa oficialmente o fim de semana do Grande Prêmio da Malásia. Aliás, devido o fuso horário, já começou com as coletivas de imprensa da FIA.
Algumas curiosidades:
- Esse será o 11º GP da Malásia, que acontece de forma interrupta desde 1999. O autódromo é considerado o primeiro da nova geração, que seguiu depois com China, Bahrain, Turquia e etc.
- A Malásia sediou em 1999 a 15ª etapa do mundial (penúltima) e em 2000 a 17ª (última). Desde então vem sendo a 2ª prova do Mundial.
- Na sua estreia no calendário, a Malásia viu um fato curioso. Voltando de um período fora da Fórmula 1 devido a um acidente no GP da Inglaterra, Michael Schumacher encontrou seu companheiro, Eddie Irvine, brigando pelo título mundial contra Mika Hakkinen, da Mclaren. Com a situação, Schumacher teve que correr fazendo jogo de equipe para o companheiro, inclusive cedendo a vitória para o irlandês. Mesmo com a ajuda, Irvine perdeu o título na etapa seguinte, no Japão, última do campeonato.
- Normalmente os brasileiros não se dão bem na Malásia. Em 10 anos de disputa, foram apenas 3 pódios, todos de Barrichello: 2000 (3º), 2001 (2º) e 2003 (2º), sempre de Ferrari. O melhor resultado de Felipe Massa foi o 5º lugar repetido em 2006 e 2007, também de Ferrari.
- Das 10 edições do GP da Malásia, o pole position venceu em 5 oportunidades.
- Pilotos que mais venceram na Malásia:
Michael Schumacher – 3
Alonso – 2
Raikkonen – 2
Fisichella – 1
Irvine – 1
Ralf Schumacher – 1
- Equipes que mais venceram na Malásia:
Ferrari – 5
Renault- 3
Mclaren - 1
Williams – 1
- Motores que mais venceram na Malásia:
Ferrari – 5
Renault – 3
BMW – 1
Mercedes – 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário