Como em todas as quintas-feiras pré-grande prêmio, seguem alguns números e curiosidades do GP do Bahrain. Assim como a prova chinesa, esse é um evento que acontece somente desde 2004 e ainda esta se acomodando no calendário. Em 2009, com a chegada do GP de Abu Dhabi, a corrida barenita passará a ter uma “concorrência” no Oriente Médio, o que pode causar comparações de organização.
- O primeiro vencedor do GP do Bahrain, em 2004, foi Michael Schumacher, de Ferrari. O último foi Felipe Massa, que ganhou as duas últimas provas, em 2007 e 2008, também dirigindo carros da equipe italiana.
- Por sinal, a Ferrari normalmente se dá bem nesta pista. Nos 5 Grande Prêmios realizados, são 3 vitórias e 3 pole positions. A outra equipe que venceu por lá foi a Renault, em 2005 e 2006, com Alonso.
- Em 3 dos 5 anos que a prova foi realizada, o vencedor foi campeão mundial da temporada.
- Também em 3 das 5 corridas, o pole position venceu o GP do Bahrain.
- Desde que chegou a Fórmula 1, o GP do Bahrain sempre fez parte da primeira parte do calendário antes das provas européias. Por 4 vezes foi a 3ª prova do ano, em 1 oportunidade foi a abertura do Campeonato Mundial e em 2009 será, pela primeira vez, a 4º corrida da temporada.
- Há 20 anos que a 4ª corrida do ano não é disputada na Europa. A última vez tinha sido o GP do México de 1989. Porém, naquela temporada já tinham sido disputadas duas corridas no velho continente neste estágio da temporada. Isso mostra a contínua diminuição das corridas européias.
Números:
Pilotos vencedores:
Alonso (ESP) – 2
Massa (BRA) – 2
M Schumacher (ALE) – 1
Equipes e motores vencedores:
Ferrari – 3
Renault - 2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário