O Grande Prêmio da Bélgica faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 1950, deixando de acontecer somente em seis oportunidades e sendo realizado dentro do mundial por 53 vezes. O GP belga também aconteceu em 11 oportunidades na era pré-mundial.
Três circuitos já sediaram a prova: Spa-Francorchamps, 41 vezes, Zolder, 10, e Nivelles, 2.
Foi no GP da Bélgica de 1991 em que a Fórmula 1 viu a estreia de seu maior campeão, Michael Schumacher, com uma Jordan. O alemão conquistou a sétima posição no grid, chamando a atenção de todos, mas não chegou a completar a primeira volta da corrida ao ter problemas com o carro. Um ano depois, em 1992, de Benetton, Schumacher voltou a brilhar em Spa ao vencer sua primeira corrida na carreira.
O GP da Bélgica também é um marco importante na carreira do brasileiro Rubens Barrichello, já que foi onde o brasileiro marcou sua primeira pole position, em 1994, em sua segunda temporada na categoria, correndo pela Jordan. Porém, o brasileiro não terminou a corrida.
Foi em Spa em que a Fórmula 1 viu também uma das manobras de ultrapassagem mais bonitas e corajosas de sua história, na temporada de 2000, quando Mika Hakkinen passou Michael Schumacher a quatro voltas do fim. Confira o vídeo retirado do Youtube:
Números
Nos últimos 20 GPs da Bélgica apenas em sete oportunidades o pole position venceu a prova.
Nestas 20 corridas, também apenas sete vezes o vencedor da prova foi campeão mundial do mesmo ano.
Pilotos que mais venceram o GP da Bélgica:
1 - Michael Schumacher – 6
2 – Ayrton Senna – 5
3 – Jim Clark – 4
4 – Damon Hill, J. M. Fangio e Kimi Raikkonen - 3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário