30 de set. de 2009

Enfim, o anúncio

Nesta quarta-feira a Ferrari finalmente anunciou que Fernando Alonso será piloto da equipe na temporada 2010. Foram anos de muitos rumores até a união finalmente acontecesse. A notícia é mais importante do que uma simples contratação de alguma equipe porque a Ferrari é, com certeza, o time mais simbólico e representativo da categoria e Alonso é, para muitos, o melhor piloto na atualidade.

É difícil afirmar que o espanhol irá realizar os mesmos feitos de Schumacher no time, mas acredito que hoje, a contratação de Alonso pela Ferrari tem o mesmo peso da contratação do alemão no final de 1995. Resta saber se no fim, ele também sairá da equipe com o mesmo status que Schumy se despediu. Não é uma tarefa fácil.

Felipe Massa com certeza terá muito trabalho. Se mantiver o nível de pilotagem que demonstrou na disputa do título em 2008 e mesmo durante a temporada de 2009, pode dar trabalho. De qualquer forma é dupla interessante, de pilotos aguerridos e extremamente competitivos.

Kimi Raikkonen foi o escolhido para deixar a Ferrari. Em três anos na equipe, ele conquistou um título mundial e nove vitórias. Desde o título de Jody Scheckter, em 1979, somente ele e Schumacher foram campeões pelo time de Maranello. Raikkonen é com certeza um dos melhores pilotos da Fórmula 1 e pagou na Ferrari pelo seu jeito introvertido de ser. Ele não dá bola para o que o “circo” diz ou pensa. Isso sempre incomodou muita gente. Segundo a imprensa internacional, seu caminho deve ser uma volta para a McLaren, onde ele foi duas vezes vice-campeão mundial – em 2003 perdeu para Michael Schumacher (Ferrari) e em 2005 para Fernando Alonso (Renault). Terá desta vez como companheiro Lewis Hamilton, formando outra dupla bastante interessante. É bom lembrar, que em 2005 e 2006, Raikkonen derrotou na disputa interna na equipe inglesa Juan Pablo Montoya, outro piloto bastante competitivo. Caso a dupla Raikkonen-Hamilton seja confirmada, a McLaren terá dois campeões mundiais dentro da equipe, algo que não acontece desde Senna-Prost, em 1989, na mesma equipe.

A principal peça do tabuleiro do mercado de pilotos foi finalmente mexida. Agora muita coisa deve acontecer nos próximos dias. Não me surpreenderá se ainda neste final de semana a Renault anuncie Robert Kubica para o lugar do espanhol. Aguardemos os próximos movimentos.

Nenhum comentário: