15 de set. de 2009

Uma boa notícia e uma piada de mau gosto

O dia começou a agitado hoje na Fórmula 1 com uma boa notícia e uma piada de mau gosto.

Primeiro surgiu a informação oficial da FIA de que a 13ª vaga no grid de 2010, que ficou livre após a desistência da BMW, será ocupada pela Lotus F1 Team. (Clique aqui para ler o release). Apesar do nome tradicional, o novo time é de propriedade da empresa malaia 1Malaysia F1 Team Sdn Bhd, formada por uma parceria entre o governo da Malásia e um consórcio do país, e terá em seu comando Tony Fernandes, CEO DO Tune Group, proprietário Air Ásia Airline. Ou seja, ninguém é do ramo e a história parece mais uma piada de mau gosto que usa de um nome importante da história da Fórmula 1, cujos diretos comerciais imagino que foram comprados pelo grupo. O pior de tudo será ouvir que a Lotus está de volta à categoria. É bom deixar claro que, mesmo utilizando a mesma marca, esta equipe não tem nada a ver com empresa Lotus que competiu na Fórmula 1 entre os anos de 1958 e 1994 e existe até hoje fabricando carros esportivos.

O primeiro nome conhecido que surgiu na história é do Mike Gascoyne, que na minha modesta opinião é mais famoso do que merece. Ele teve relativo sucesso na Renault, quando a montadora voltou a categoria, nos anos de 2002 e 2003, e depois somente trabalhos ruins na Toyota, Spyker e Force India. Segundo as primeiras notícias, a sede da equipe será na cidade inglesa de Norfolk. O local foi construído originalmente pela Toyota, e já foi usado pela Bentley na sua preparação para Le Mans. Um centro técnico será construído em Sepang, na Malásia. Vê-se que toda uma nova estrutura deverá nascer do nada para colocar dois carros na pista em seis meses. Complicado.

No comunicado, a FIA deixou claro que ainda aguardava por uma definição do caso da BMW, que procurava um comprador para o espólio do time, e que consultaria as demais equipes sobre a possibilidade de aumentar o número de participantes de 2010 para 14. Não demorou muito e a entidade teve sua resposta. A BMW anunciou a venda de sua operação na Fórmula 1 para Qadbak Investments, um grupo suíço de investimentos que defende interesses de famílias europeias e do Oriente Média. Segundo o comunicado oficial, não deverão acontecer muitas mudanças da organização do time, o que é um bom sinal, já que, com exceção da atual temporada, a BMW-Sauber era uma equipe em ascensão desde seu início, em 2006. Esta foi a boa notícia do dia. Apesar de ainda não termos muitas informações sobre as intenções e ambições do comprador, a nova equipe já chega com uma um estrutura muito bem formada e as instalações em Hinwill são de primeiríssimo porte. É uma história um pouco parecida com a da Brawn GP, que também nasceu do nada, porém baseada em uma hierarquia técnica competente e com uma sede bem estruturada e em pleno funcionamento.

Nos próximos dias, para não falar horas, com certeza saberemos um pouco mais das duas organizações para podermos analisar melhor o futuro das novas equipes.

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