7 de mai. de 2009

GP da Espanha – Números

O GP da Espanha, quinta etapa do mundial de 2009, é o evento mais tradicional do calendário dos disputados até agora. Sem contar as 3 vezes que o país foi sede do GP da Europa, a Espanha já foi palco da Fórmula 1 com GP próprio em 38 oportunidades.

- A primeira delas foi logo em 1951, no segundo Campeonato Mundial da história, e foi vencida por Juan Manuel Fangio, de Alfa Romeo. Naquele ano, o argentino venceria o primeiro de seus 5 títulos.

- Porém, o evento só seria disputado 2 vezes na década de 50. Em 1968, o GP da Espanha voltou e aconteceu de forma ininterrupta por 12 anos. Chegou a figurar no calendário em 1981, mas somente se restabeleceu em 1986. Desde então, nunca mais deixou de fazer parte da temporada da Fórmula 1.

- O GP da Espanha já foi sediado em 5 circuitos diferentes. Nas duas primeiras corridas, em 1951 e 54, aconteceu no circuito de rua de Pedralbes, em Barcelona. Em sua segunda fase, de 1968 a 79, chegou a promover por alguns anos um revezamento entre o circuito permanente de Jarama, próximo a Madri, e o semi-permanente de Montjuic, novamente nas ruas de Barcelona. A partir de 1986 foi disputado em Jerez de la Frontera até que em 1991 passou a ser sediado no Autódromo da Catalunha, próximo a Barcelona.

- Nas 3 vezes que o GP da Europa foi sediado na Espanha, os autódromo utilizados foram de Jerez de la Frontera (1994 e 97) e o circuito de rua de Valência (2008)

- Com certeza, 3 imagens marcaram muito as corridas espanholas:
Em 1986, em Jerez, a incrível chegada entre Ayrton Senna e Nigel Mansell, onde o brasileiro venceu por uma diferença de 14 milésimos;
Em 1991, em Barcelona, novamente Senna e Mansell descendo a reta dos boxes tocando rodas e olhares (já falei dessa imagem em outro post essa semana);
Em 1997, desta vez como GP da Europa, na decisão do título mundial entre Jacques Villeneuve e Michael Schumacher, quando o alemão jogou o carro em cima do canadense mas ficou na brita e perdeu a disputa.

Números:

- Assim como em 2009, o GP da Espanha já teve o título simbólico de “abertura da temporada europeia” 15 vezes.

- Das 38 edições, o pole position venceu a corrida somente em 18 oportunidades. Mas, se contarmos somente as corridas que aconteceram no Autódromo da Catalunha, o fato aconteceu em 14 das 18 corridas, inclusive, nas últimas 8. Isso acontece pelo fato do circuito ser muito utilizado em testes, o que resultou em uma falta de surpresas no GP’s dos últimos anos (para não falar que as corridas foram chatas mesmo) por causa do extremo conhecimento da pista pelas equipes e pilotos.

- O vencedor do GP da Espanha foi campeão do mundo no mesmo ano em 18 oportunidades. Assim como no item anterior, o aproveitamento sobe para 11 de 18 após a mudança para a pista atual.

Circuitos que sediaram o GP da Espanha*:
1 – Catalunha – 18
2 – Jarama – 9
3 – Jerez de la Frontera – 5
4 – Montejuic – 4
5 – Pedralbes – 2

*Não estão computadas corridas do GP da Europa.

Pilotos que mais venceram (top 5):
1 – M Schumacher – 6
2 – Mansell, Prost, Stewart – 3
5 – Marrio Andretti, Emerson Fittipaldi, Senna e Raikkonen – 2

Equipes que mais venceram:
1 – Ferrari – 11
2 – Mclaren – 8
3 – Lótus e Williams – 6
5 – Alfa Romeo, Benetton, Ligier, March, Matra, Renault e Tyrrel – 1

Motores que mais vencerem (top 5):
1 – Ferrari e Ford – 11
3 – Renault – 8
4 – Mercedes – 4
5 – Honda - 3

Nenhum comentário: