20 de mai. de 2009

GP de Mônaco – Números e Curiosidades

Como a programação do GP de Mônaco é diferente dos demais, com os treinos livres acontecendo na quinta-feira, também adianto em um dia a seção de números e curiosidades do GP. Segue:

O GP de Mônaco é com certeza o mais charmoso de todo o calendário. O evento foi um dos sete que fizeram parte da primeira temporada da história da Fórmula 1, em 1950. Mas não foi disputado nos anos de 51, 52, 53 e 54, por isso fica atrás de Inglaterra e Itália, disputados 59 vezes (únicos em todos os campeonatos) e França, 58, que só não aconteceu uma vez, em 1955, e que em 2009 volta a ficar de fora.

Mesmo assim, o GP de Mônaco é o único que nunca mudou de local, já que sempre foi disputado nas ruas do principado. Outro fato interessante, é que o traçado sofreu poucas mudanças nesses anos, o que tornou lendárias algumas curvas como Saint Devote, Cassino, Mirabeau, Lowes e, é claro, o Tunnel.

Alguns momentos interessantes também marcaram o evento. Em 1982, começou a chover no final da corrida e a liderança mudou de mãos quatro vezes nas últimas duas voltas entre Ricardo Patrese, Didier Pironi e Andrea de Cesaris. Patrese acabou levando a corrida e vencendo pela primeira vez na carreira, de Brabham.

Outro momento interessante foi o GP de 1984, quando Ayrton Senna, de baixo de muita chuva, chegou em segundo, de Toleman, em uma corrida espetacular e chamou a atenção do mundo pela primeira vez.

Mais tarde o brasileiro ganharia o GP seis vezes e tiraria o título de “Mr. Mônaco” de Graham Hill, se tornando o maior vencedor da história da corrida. Além disso, cravou uma seqüência de vitórias fantástica nas ruas do principado vencendo de 89 a 93 de forma ininterrupta. Poderia ter mais dois triunfos nesta seqüência, já que ganhou em 87 mas, em 88, bateu sozinho quando estava na liderança com 55 segundos de vantagem para o segundo colocado, Alain Prost.

Uma curiosidade é o fato de, apesar de ser um circuito de difícil ultrapassagem, o pole position venceu em apenas 21 oportunidades das 55 corridas disputadas.

Outro fator que chama a atenção é que o vencedor da prova foi o campeão do mesmo ano somente 19 vezes.

Esses dois números se devem por Mônaco ser um Grande Prêmio totalmente atípico, onde nem sempre o melhor carro do campeonato vence, e pela quantidade de surpresas causadas pelos guard rails próximos.

Números

Pilotos que mais venceram (top 5):

1º Ayrton Senna – 6
2º Graham Hill e M Schumacher – 5
4º Alain Prost – 4
5º Jackie Stewart e Stirling Moss – 3

Equipes que mais venceram (top 5):

1º Mclaren – 15
2º Ferrari – 8
3º Lotus – 7
4º BRM – 5
5º Cooper, Tyrrel e Williams – 3

Motores que mais venceram (top 5):

1º Ford – 13
2º Ferrari – 8
3º Honda – 7
4º Mercedes – 6
5º Clímax e BRM - 5

Nenhum comentário: