10 de mai. de 2009

GP da Espanha – Polêmica

Durante todo o dia ouvi muita coisa sobre a polêmica mudança de estratégia de Jenson Button para vencer Barrichello no GP da Espanha deste domingo.

Durante o dia, algumas informações começaram a chegar pela imprensa com declarações de Ross Brawn dizendo que a prova com três paradas era mais rápida e que na verdade Barrichello perdeu a corrida no seu terceiro stint, que foi lento. (Veja as matérias da Autosport aqui e BBC aqui).

Analisando os tempos, realmente cheguei à conclusão que Rubens foi bastante rápido nas duas primeiras partes da corrida e estava abrindo boa diferença para Button, mas no seu terceiro trecho foi realmente ruim. Mais tarde o próprio Barrichello já admitiu que o terceiro jogo de pneus não funcionou bem. Ou seja, a explicação de Ross Brawn começa a fazer sentido.

Vai ter gente falando que a história dos pneus é desculpa, mas quem conhece como as coisas funcionam em carro de corrida sabe que isso pode acontecer.

Também é preciso lembrar que Button, bem mais pesado que todo mundo, andou muito rápido. Resumindo: o inglês andou forte quando precisou e o brasileiro deu a chance ao não andar no ritmo que precisava. Jenson levou mais uma.

Mas ainda não fui convencido que a estratégia de três pardas, hoje, era melhor, especialmente depois do safety car. Rubens e seu engenheiro comeram bola nessa. Parar uma vez a mais que os outros sempre é mais arriscado, já que sempre aumenta a chance de acontecer algo como um erro em um dos pit stops, um jogo de pneu ruim ou trafico quando se precisa andar rápido.

Também é importante acabar com essa história de conspirações contra os brasileiros. Como eu já disse e outro post, não lembro em que GP ainda esse ano, existem pilotos bons em outros países também.

Nenhum comentário: