27 de fev. de 2010

Capital da Europa

Ontem tomei algumas boas cervejas com meus amigos canadenses e mais uns portugueses que chegaram ao hostel de Bruges. Foi uma despedida tranquila da cidade e nao fui dormir muito tarde porque estava exausto do exercicio ciclistico do dia.

Hoje de manha acordei tomei cafe, banho, troquei contatos com a galera e peguei um trem com destino a Bruxelas. Uma hora depois estava na capital da Europa, ja' que a cidade e' sede do Parlamento Europeu e das principais comissoes da Uniao Europeia.

A cidade, para falar a verdade, e' bem se graca. Tem uma ar de metropole, apesar de nao ser tao grande, sem nenhum charme especial. Passei pela area dos edificios europeus, fui ao famoso Atomo e terminei o dia no centro. Me chamou a atencao a quantidade de ruas comerciais e o vultoso movimento. Muita gente comprando, comendo, passeando...

E' curioso tambem notar a enorme diferenca entre o belga do norte e do sul. Alem da lingua (em Bruges a primeira e' holandes e aqui e' frances) a maneira como se comportam e o jeito de ser sao quase que opostos. No norte sao mais serios, com menos paciencia, e aqui mais tranquilos e acostumados com uma cidade mais cosmopolita.

O computador aqui do hostel nem tem entrada USB entao ficarei devendo mais uma vez as fotos. Amanha pego voo para Lisboa, onde passarei minha ultima noite desta viagem, e tentarei postar de la'.

Recebi alguns e-mails bem legais comentando os textos da viagem. Gostei bastante. Gostaria que mais pessoas mandassem criticas sobre as narrativas (boas e ruins) ou pedindo que eu conte melhor alguma historia ou passagem que eu nao tenha explorado nos posts. Fica o convite.

Me perguntaram, por exemplo, sobre a balada de Amsterdam, sem a parte das drogas e sexo. O meu hostel la' tinha um bar bem legal que rolava ate DJ e tudo. Acabava sendo um bom ponto de encontro da galera depois dos passeios do dia. Em uma das noites fui a uma balada, a Paradisio, que e' a mais famosa da cidade. Achei bem legal e valeu a pena. O custo e' o mesmo de Barcelona, por exemplo. Nao me lembro bem, mas acho que paguei 10 ou 12 euros para entrar e mais o que consome la' dentro. Existem muitos bares do estilo Pub tambem. Tentei um, mas nao gostei porque so tinha uns ingleses extremamente bebados e eu estava com tres meninas que nao viam a hora de sair dali. As principais baladas da cidade ficam na Uptown, entao preste atencao nisto quando for reservar um hostel. O meu, por exemplo, ficava no Downtown, perto do Red Light District. Mas, de qualquer forma, Amsterdam e' pequena, da para fazer quase tudo a pe' e a noite tem uma linha de Tram (aqui na Europa eles falam Tram, mas para mim e' bonde mesmo) que faz o trajeto do centro da cidade para esta area mais noturna.

Achei engracado tambem que recebi um e-mail de um leitor mais antigo do blog me perguntando quando eu iria voltar a falar de automobilismo. Cara, to chegando no Brasil em dois dias, ai vou conseguir me concentrar mais nesta area. Prometo.

Nenhum comentário: