3 de fev. de 2010

Fora de Roma

Roma é uma cidade cheia de atraçoes e vale a pena caminhar por todas as ruas e dobrar todas as esquinas. Mas tambéem existem coisas legais para fazer fora do centro da cidade.

Ontem acordei e sai em direçao ao Parque Appia Antica. O objetivo inicial era de visitar as Catacumbas de San Calisto. Pedi informaçao no Hostel. Me mandarma para um lugar que nao tinha nada a ver. Mesmo sem falar italiano, consegui novas cordenadas e voltei umas seis estaçoes de metro para achar onde eu poderia pegar o onibus para as Catacumbas. Ai até achar o ponto certo foi mais um tempo. Quanto mais eu me perdia, mais eu colocava na minha cabeça que ia dar um jeito de chegar la.

Bem, desci na frente do portao das catacumbas e vi a placa dizendo que o local estaria fechado entre 25 de janeiro e 26 de fevereiro. Maravilha. Aquilo tambem nao me derrotou. Sabia que ali era um parque arqueologico, deveria ter mais alguma coisa para visitar na regiao. Andei por uma estradinha e cheguei às Catacumbas de San Sebastiao, onde o proprio foi sepultado. Porem, iria abrir somente depois das 14 horas, era meio dia e quinze e eu estava no meio do nada...

Na verdade eu nao estava tao no meio do nada assim. Ali fica a Appia Antica, resquicio da primeira estrada construida pelos Romanos, cerca de dois seculos antes de Cristo. Pedi informaçao e me disseram que se andasse um pouco mais encontraria uma parte da estrada original. Esse "andar mais um pouco" do cara me pareceu aquele lance do mineiro que fala "logo ali", sabe? Bem, andei, andei, andei, andei e... andei mais um pouco, depois um pouco mais, até chegar la. Pode parecer um programa meio chato, mas foi bem interessante. No caminho se passa por varios sitios arquiologicos de vilas romanas de até 300 anos antes de Cristo. Tudo meio que sendo descoberto e estudado ainda.

Bem, na volta eu tive que, logicamente, andar, andar, andar e... andar mais um pouco, depois um mais, até voltar. Cheguei na catacumba era 15h30. A visita é sensacional. Vale muito a pena. A de San Calisto é mais famosa, mas essa me satisfez bastante e valeu meu dia. Passamos por onde Sao Sebastiao foi sepultado na primeira vez, depois chegamos à igreja construida em sua homenagem e onde hoje esta sua atual tumba. A visita é obrigatoriamente feita com guias, ja que é facil se perder nos corredores. Mas é legal pelas informaçoes que ele passa. A visita toda durou uns quarenta minutos e fomos até o segundo nivel das catacumbas a 11 metros de profundidade.

Na volta foi facil. Pega o onibus 218, desce do lado da estaçao San Giovanni de metro e volta para casa. Quando cheguei, liguei para o Pedrolvo, aquele brasileiro que conheci no hostel de Lisboa e mora em Roma.
"Onde voce esta?"
"Perto da Termini"
"To ai em 20 minutos!"
Ele me levou para jantar, conheci outro amigo dele brasileiro, e fomos tomar umas cervejas no Trastevere, o bairro boemio de Roma.

Hoje acordei um pouco mais tarde. Nem fiz muita questao de café da manha. Tomei banho e sai para conhecer a Vila Borghese, uma especie de Cetral Park romano. Fui andando para matar tempo e passei pela famosa Via Veneto, que nao tem nada de mais. Na volta passei pelo centro, comi um pizza, passei pelo Capitolio, e como começou a chover resolvi voltar um pouco mais cedo para o Hostel. Até porque preciso começar a programar umas reservas de albergues.

Hoje a noite devo dar mais uma volta com o Pedrolvo e amanha zarpo de Roma. Cidade impressionante por sua riqueza cultural. O apelido de Museu a Ceu Aberto realmente lhe cai bem. Fiz bons amigos, conheci coisas novas e fui bastante testado em quesitos como paciencia e calma para resolver problemas. Acho que no final, me sai bem. Pego um trem por volta do meio dia com direçao à Modena e continuamos nossa viagem.

PS: Gente, sempre lebrando que os erros, principalmente, de acentuaçao sao por conta dos teclados europeus. Eu sei que da para configurar, mas nao to afim de ficar mudando para depois ter que ficar voltando. Por favor, entendam...

Nenhum comentário: