17 de fev. de 2010

De volta à Alemanha

Primeiro queria dizer que tenho umas imagens bem legais de Munique e Praga para publicar, mas infelizmente não estou conseguindo. Acho que deve ser algum problema de compatibilidade do software da camera com os computadores da região. Eu digo isso porque sei que a turma está gostando mesmo é de ver as imagens.

Hoje, por volta do meio dia peguei um trêm em Praga com destino à Berlim, retornando à Alemanha. Sei que meus relatos de Munique foram um pouco burocráticos, mas é difícil se manter sóbrio por lá, então eu não estava escrevendo muito mesmo. A Bavária realmente é a terra da cerveja. A coisa é tão séria que, por volta de 1500, a região instituiu a primeira regulamentacão sobre um alimento na história ao definir em lei os ingredientes principais da cerveja. A lei caiu somente depois da adocão do Mercado Comum Europeu, por pressão de Bélgica e Holanda, que não podiam vender suas cervejas na Bavária com este rótulo por utilizarem alguns ingredientes a mais. Seria vendido na Bavária como se fosse vodka ou coisa parecida.

Acho que na Alemanha é o único país em que eu já fui em que se pode beber cerveja em qualquer lugar, como metrô e afins. Um alemãome disse que "onde pode água, também pode cerveja". Estou em Berlim somente há algumas horas e mal saí do hostel. Ainda não sei se a cultura da cerveja aqui é do mesmo jeito que em Munique e na Bavária.

Falando agora um pouco da minha chegada à Berlim. O meu hostel fica exatamente do lado do Teatro onde acontece o famoso Festival de Cinema. Em um primeiro momento achei muito legal por parte deles estarem me recebendo com tapete vermelho e tanta gente para confraternizar. Mas depois percebi que não era para mim. Agora está uma pequena multidão lá fora (por volta de -2 graus) tentando ver alguém famoso. E eu aqui, no computador do hostel dando sopa... Vai entender esse povo...

Hoje vou ficar quieto no hostel para recarregar as energias que chegaram bem perto do zero após Praga. Amanhã volto com as primeiras impressões da capital alemã.

Nenhum comentário: