5 de fev. de 2010

Que dia!!

Bom gente, estou em Modena desde ontem. Hoje acho que tive um dos melhores dias da viagem. Mas vamos começar da chegada, ontem.

A viagem de Roma a Modena durou cerca de quatro horas e meia. Aqui o frio esta mais intenso e tem neve para tudo que é lado. O hostel que estou ficando aqui é da famosa rede Hosteling International. Muita gente nao gosta, mas era a minha unica opçao aqui. A diferença em relaçao ao de Roma é gigantesca. O quartos sao grandes, tudo é muito limpo, organizado e por ai vai. So que os albergues desta rede sao todos padronizados, nao tem muita vida e sao gigantescos. Muitas das pessoas se hospedam ali por estarem de passagem pela cidade ou fazendo algum trabalho. Quase que como um pensao mesmo. Mas para mim esta otimo, afinal, sao apenas duas noites e meu total interesse é outro.

Estava arrumando minhas coisas quando chegou a pessoa que iria dividir o quarto comigo. Dousty dos Santos é brasileiro, na casa dos sessenta anos, que ganha a vida como percussionista na Europa. Participou do movimento da Tropicalia no Brasil, nos anos 60, e foi morar em Paris fugindo da ditadura. Casou primeiro com uma francesa, com quem teve dois filhos, e depois com uma professora sueca, que lhe deu mais dois filhos. Uma figura. Ele esta de passagem por Modena, onde negocia com a prefeitura para organizar um festival de musica. Conversamos bastante. Ele me deixou o seu endereço de onde mora em Paris e de onde toca piano para ir visita-lo.

Depois sai para comer alguma coisa. Estava fazendo 2 graus, mas até que tinha gente na rua. Nao vou dizer que é um lugar agitado, mas para uma cidade média do interior da Italia, em plena quinta-feira, me chamou a atençao. Depois de devorar uma pizza, voltei ao hostel e tinha um cara assistindo televisao. Sentei para ver um pouco, apesar de nao entender nada, mais para matar tempo. Começou a passar uma partida da Roma contra a Udinese, pela Copa da Italia. O cara me perguntou algo, expliquei que nao falo italiano e começamos a coversar em ingles. Infelizmente nao guardei o nome, mas o sujeito é da Sicilia, tem 47 anos, e estava de passagem por Modena a trabalho para a FIAT. Apesar de ser do sul, é torcedor fanatico da Inter de Milao e para minha surpresa conhece muito bem o futebol braisleiro. Me disse todos os times da primeira divisao.

Me perguntou para que time eu torcida. Quando eu respondi foi até engraçado.
"Ronaldo hein... Melhor jogador que vi na minha vida"
"Mas voce nao viu o Maradona jogar no Napoli?"
"Ele era otimo também. Mas Ronaldo é um fenomeno"
Assistimos o jogo e depois fui dormir.

Hoje de manha acordei e o Dousty ja tinha ido embora. Tomei banho, me vesti e fui rumo a estaçao de onibus de Modena, onde comprei minha passagem para Maranello, o grande obejtivo disto tudo. Estava na plataforma quando uma pessoa me perguntou em ingles se eu sabia como chegar à Ferrari em Maranello. Expliquei que tambem estava indo pela primeira vez e começamos a conversar. Alejandro é uruguaio, 19 anos, estuda design e adora carros. Veio à Modena pelo mesmo motivo que eu (carros), so que com um dia a mais de estadia para ir à fabrica da Lamborghini, também proxima. Acabamos passando o dia juntos.

Pode parecer meio bobo, mas a chegada à Maranello foi algo emocionante para mim. Descemos do onibus na frante da loja da Ferrari. Fomos direto para a Galeria. Na frente do museu fomos abordados por loira que nos perguntou se queriamos dirigir uma Ferrari.
"Claro!"
"Quarenta euros por 15 minutos"
"Qual o modelo?"
"430"
Por alguns segundos pensei que fosse uma besteira e iria jogar dinheiro fora. Depois pensei melhor. Paguei 15 euros para entrar no Vaticano e olhar para uma pintura no teto, o que sao quarenta euros para dirigir uma Ferrari? Aceitei, paguei, e tive um dos 15 minutos mais divertidos da minha vida. Dirigir uma Ferrari em Maranello. Quando passamos por uma estradinha, o cara que me acompanhava disse que eu podeira acelerar. Mesmo com a neve na pista cheguei a 180 km/h em uma estrada simples, sem fazer força. O carro realmente é sensacional. Faz curva de tudo que é jeito.

Depois desta emoçao fomos para a Galeria. O hostel que eu estou ficando me deu um vale e ganhei um desconto de cinco euros na entrada. O museu é pegueno, mas bem legal. Tem varios carros importantes de Formula 1, competiçoes de turismo e de rua. Entre os pilotos, Schumacher e Gilles Villeneuve sao os que tem algum destaque. Mas o negocio todo ali é voltado para a maquina, o que achei mais legal mesmo.

Saimos da galeria e fomos andando até a fabrica e depis à pista de Fiorano, onde a Ferrari testa seus carros. Nao se pode entrar, mas encontramos um ponto em que da para ver por cima da cerca. Tinham algumas Ferraris de rua andando, de modelos diferentes.

Depois de tudo isso voltamos de Maranello extasiados. Nao tem internet no hostel e nao encontramos nenhum ponto pela cidade, so de wireless. Entao nos tornamos membros da Biblioteca da cidade para podermos usarmos a internet aqui, tanto era nossa vontade de nos comunicarmos com outras pessoas e contarmos a historia toda.

Acho que foi um dia muito legal mesmo.

Amanha acordo cedo e pego meu trem para Veneza. Espero que la nao esteja tao frio. Depois de 12 dias volto a uma cidade costeira. Sera minha quarta e ultima parada na Italia.

Nenhum comentário: