1 de fev. de 2010

Dia bom em Roma

Hoje o dia rendeu bastante. Acordei cedo, o tempo estava bom e deu tempo de ver bastante coisa legal.

Sai do hostel as nove horas e tive que parar em lugar para comer algo ja que a turma do hostel esqueceu de fazer as compras para o café da manha de hoje (tentei nem esquetar muito para nao estragar meu dia de novo). Fui direto para o Museu do Vaticano, que nao tinha conseguido fazer no outro dia. Os 15 euros para entrar doem um pouco. O museu é gigante e mesmo sem ver metade, fiquei praticamente duas horas la dentro. é muito tempo...

A Capela Sistina é a grande estrela. O famoso teto me decepcionou um pouco. Nao sei porque esperava algo que saltasse mais aos meus olhos. Achei mais interessante o Juizo Final, pintado na parede do altar da capela. Michelangelo se superou ali.

Depois peguei o metro e fui para o Termas de Caracalla, mais ao sul da cidade. Construiçao bem interessante também. Valeu a pena a visita.

Mais umas tres estaçoes de metro rumo ao sul e cheguei ao EUR, bairro totalmente diferente do resto de Roma, com avenidas largas, predios chapados em concreto e algumas imitaçoes de predios do periodo do imperio. Mussolini encomendou à urbanistas este bairro na decoda de 40 para uma Exposiçao Internacional que nunca aconteceu por causa da Guerra. A partir de 2012, a regiao devera sediar o circuito de rua do GP de Roma de Formula 1.

Dai voltei algumas estaçoes de metro e fui em direçao ao Ginicolo, onde tem um Praça homenagiando Garibaldi que fica no alto de um morro e se tem uma vista geral muito legal de Roma. No caminho, passei pela Via Lugaretta, que fica em um bairro meio boemio da cidade e é cheia de restaurantes e bares legais.
Legenda: Coliseu visto da Praça Garibaldi

De la contiuei caminhando, agora passando pelo centro e indo em direçao a Praça da Republica. Se voces olharam no mapa vao ver que é uma distancia consideravel. De la, aproveitei para passar na estaçao de trem para comprar minha passagem para Modena, na quinta-feira.

A noite ja começava a cair e resolvi passar por alguns monumentos que eu ja tinha visto durante o dia, mas que me falaram que valia a pena repetir a visita a noite. E realmente é muito bonito. Fontana de Trevi, Altar da Paria, Mercado de Trajano e Coliseu.
Legenda: Fontana de Trevi

Cheguei ao hostel por volta das sete horas. A maioria da galera do hostel foi embora hoje e tem bastante gente nova chegando. Vamos ver qual é da nova galera. Mas eu andei tanto hoje que acho que vou direto para cama mesmo...

Nenhum comentário: