31 de jan. de 2010

Um pouquinho do Papa

Apos devidamente instalado no hostel, conheci uma galera legal aqui no hostel de Roma. è onde encontrei a maior variedade de nacionalidades no mesmo albergue. Canadenses, mexicanas, americanos, brasileiros, australianos, japoneses, ingleses e até mesmo italianos. Ontem juntamos uma galera grande saimos para uma balada meio que underground que tocava reggae indicada por uma das meninas italianas.

Hoje acordei e me defrontei com o corredor do hostel totalmente inundado. Achei estranho. Passei pela cozinha e vi um monte louça suja, o que nao é comum ja que normalmente todo mundo lava a sua apos usar. Peguei minhas coisas para tomar um banho e uma das meninas que trabalham no albergue começou a gritar comigo e disse que o encanamento tinha explodido e que nao podia usar chuveiro, banheiro, pia e cozinha. Achei a situaçao o cumulo.

Me vesti me sentindo o mais sujo dos seres, tomei o café da manha e me mandei. Primeira coisa que fiz foi entrar em um café, dar uma disfarçada para usar o banheiro para escovar o dente. Depois peguei o metro e fui para o Vaticano. Tive um pequeno incidente com um dos atendentes da bilheteria, que sinceramente nao quero nem relembrar.

Cheguei ao Vaticano e depois de uma olhada na Praça Sao Pedro fui aos tumulos dos Papas e quando estava saindo, o Papa Bento estava terminando sua bençao. Consegui ouvir tipo as ultimas tres frases e ver ele dando tchau. Estava chovendo bastante e nao tive tempo de tirar uma foto, o que me deixou um pouco frustrado.

Fui conhecer a Basilica e Sao Pedro, bonita, quando começou uma missa. Apesar de nao ser muito religioso, resolvi assistir. Saindo de la tenter ver o museu, mas ja estava fechado. Voltarei la amanha.

Nao sei se era meu espirito que nao estava tao legal por causa dos varios problemas que tive pela manha, mas nao me senti em um lugar, digamos, abençoado. Tem mais gente tirando fotografias do que rezando. O Vaticano tem uma grandiosidade que mais impressiona do que propriamente nos faz sentir acolhidos pela igreja. Me perguntei o que Jesus pensaria se ele visse tudo aquilo. Nao sei se era extamente isso que ele tinha em mente.

Ainda tinha boa parte da tarde para passear e resolvi fazer o centro historico de Roma e entrei no Coliseu, passei pelo Foro Romano e fui visitar o Panteon. Este ultimo, ao lado da Fontana de Trevi, acho que foi o monumento que mais me impressionou.

Voltei ao hostel eram umas seis e meia e o problema da agua ainda nao tinha sido resolvido. Eu realmente queria tomar um banho. Fiquei conversando com uma galera na sala comum. Anunciaram que tinhamos de volta tres chuveiros e dois banheiros por eram umas oito horas. Imaginem como foi a luta por um lugar. Ate desencanei. Esperei um pouco as coisas acalmarem até poder finalmente tomar meu banho.

Roma é um lugar realmente lindo. A cada esquina vemos algo de novo e sensacional. Porem, a parte de serviços da cidade, mesmo os ligados ao turismo, sao muito ruins. Para dar um exemplo, é quase impossivel encontrar uma loja ou restaurante que aceite qualquer cartao de credito. So em dinheiro vivo. Até as grandes redes como Mcdonalds. Pedir uma informaçao no "I" é praticamente inutil e as pessoas da cidade nao exatamente simpaticas. Hoje no metro, o trem passou um pouco da estaçao e o maquinista deu ré para para todos poderem descer. Nunca tinha pensado que poderia ver uma cena dessas.

Mas no final das contas tem a diversao com a galera do hostel e os lugares sensacionais para visitar. Acaba valendo a pena.

Um comentário:

Unknown disse...

"Se escolhesse-mos uma palavra para descrever cada cidade a de Roma seria "Poder"."