12 de jan. de 2010

Chegada à Lisboa

Primeiro boletim da aventura, enviado diretamente de Portugal.

Cheguei hoje de manhã em Lisboa, por volta das 7 horas. Chovia muito e continuou chovendo por todo o dia. Os passageiros do meu vôo esperaram quase uma hora na esteira rolante aguardando pela bagagens. Ninguém soube nos dizer qual foi o problema. Isso porque já estavamos uma hora atrasados por causa de demora para decolagem em São Paulo.

Assim que peguei minha mochila, fui ao Centro de Informações turísticas do aeroporto para saber qual ônibus deveria pegar para chegar ao meu albergue. Peguei o Aerobus (acho que era esse o nome), um ônibus que leva o pessoal do aeroporto para o centro por três euros e alguma coisa. Valeu a pena, já que desci na frente do albergue sem ter que ficar rodando muito atrás de ônibus de linha sem conhecer e muito menos pagar a fortuna que os taxistas pedem.

Deixei minha mochila no hostel e fui andar. Só que chovia muito. Entrei em uma cafeteria para tomar algo quente e estudar o mapa para decidir o que poderia fazer com esse tempo. Minha primeira opção para o dia era ir à Belém, o que eu descartei por causa do mau tempo. Resolvi ir ao Parque das Nações, pela facilidade de chegar de metrô (sempre um transporte mais fácil de se achar) e por ter atraçõs fechadas como o Oceanário, apesar de ser um parque. Acho que a escolha foi boa. É verdade que tomei bastante chuva do mesmo jeito, mas já foi um passeio que rendeu.

Na volta, a ideia era ir para o albergue para dar uma descansada da longa viagem e da chuva, mas como o tempo parecia que tava colaborando um pouco, resolvi dar uma volta na região, bem central, que engloba algumas praças importantes da cidade como D. João I, D. Pedro IV e uns calçadões bem legais de andar como a Rua Augusta. Da janela do meu quarto vejo o castelo de São Jorge, no alto do morro. Quem sabe uma passadinha por lá por uma proteção para o início do centenário?

Voltei ao hostel eram umas quatro e pouco da tarde e ai conheci quarto e afins. Gostei bastante. Tudo limpinho, arrumadinho e o staff parece ser bem legal. Se todos os albergues do caminho forem como esse de Lisboa está bom.

Amanhã, mais descansado, irei a Belém, seja qual for o tempo. É algo que ninguém que vem à Lisboa pode deixar de fazer. A tarde, vou dar uma volta na região do Bairro Alto, que é aqui pertinho.

Bom, no final das contas, a primeira impressão da cidade é boa. O centro velho está um pouco degradado. É nítido que os prédios não tem a mesma conservação como de outras cidades europeias. O povo é bastante simpático e sempre que precisei de informações fui bem atendido.

Então "vamo que vamo". Agora vou me preparar aqui para o campeonato de Wii do hostel. Amanhã tentarei publicar fotos.

Nenhum comentário: