17 de jan. de 2010

Despedida de Valência e chegada à Barcelona

Olá meus caro(a)s leitores. Chega mais um boletim das loucas aventuras de Lucas na Europa.

Na sexta-feira era a minha última noite em Valência. Quando cheguei ao quarto, após ter ficado um tempo na internet da sala comum do hostel, conheci dois irmaos americanos que iamm ficar lá aquela noite. Os caras estao viajando pela Espanha e viam de Barcelona. Estavam loucos para continuar a bagunça, como todo americano adora. Eu também fiquei contente por ter uma companhia para conhecer a noite valenciana, já que na noite anterior tinha ficado quieto.

Quando estávamos conversando na sala comum, antes de sair, um finladês se juntou a nós e o papo ficou bem engraçado. Aprendemos bastante sobre a cultura de cada um e fomos para o bar. Foi uma noite bastante divertida até que, como em Lisboa, fomos expulsos às duas da manha pelo dono do estabelecimento dizendo que tinha chegado a hora de fechar.

No dia seguinte acordei sem pressa, pois os últimos passeios que ainda nao tinha feito eram bem próximos do albergue. O saldo final de Valência foi mais que bom. É uma cidade que com certeza tentarei voltar um dia. Tem mais de dois mil anos de história e soube preservar isso em suas ruas, edifícios e monumentos, assim como harmoniosamente misturar com uma arquitetura nova, de linhas arrojadas e soluçoes urbanísticas moderníssimas.

Antes de ir embora troquei contatos com os irmaos americanos, que juraram que irao para o Brasil nas férias de verao em julho. Normalmente eu nao levo à sério essas promessas, mas no caso desses caras, nao duvido deles baterem na porta de casa no meio do ano.

Por volta das duas da tarde eu estava embarcando no meu trêm para Barcelona. Por motivos óbvios, tirei uma soneca no caminho, mas a viagem foi muito legal. O trajeto todo é feito à beira do mar, passando por várias ruínas que me pareceram serem dos tempos da invasao romana na península Ibérica. Várias imagens lindas.

Cheguei em Barcelona por voltas das seis da tarde e fui direto para o albergue. Assim como em Lisboa (Rossio) e de Valência (Hôme), a escolha do Albareda me pareceu ter sido uma boa. Mais um indicaçao do meu irmao. Tudo limpo, extremamente organizado e um staff ótimo e muito atencioso.

Depois de fazer o check in fui comer algo (bocadillo de jamon com queijo brie...) e passear nas Ramblas, que sao próximas do hostel. Mas nao podia enrolar muito porque tinha ingresso para a partida do Barcelona contra o Sevilla, às 10 horas, no Camp Nou.

Foi um experiência muito legal. Na verdade o jogo mesmo foi bem fraco, mas assistir a uma partida no Camp Nou, do Barcelona, ter a oportunidade de ver como a torcida se comporta dentro e fora do estádio e como é a organizaçao europeia foi ótimo. Foi uma pena que choveu durante toda a partida. A história do lugar marcada facilita muito para as pessoas entraram no estádio, mas no final todo mundo volta expremido no metrô, assim como na Estaçao das Clínicas após um jogo do Corinthians no Pacaembu. Alguns torcedores até tentam empurrar a equipe drante o jogo com gritos de "Barça", mas a eletricidade nao chega nem perto de uma jogo no Brasil. Barça venceu por quatro a zero, com dois gols do Messi.

Cheguei de volta ao hostel um pouco antes d auma da manha. Conheci o pessoal que está no meu quarto: três australianos e dois turcos. Perguntei se eles nao animavam de sair, mas ninguem se prontificou. Eu realmente nao estava afim de ir para a cama e desci para a sala comum para ver o que estava rolando. Alguns japoneses no computador, uma galera falando inglês que nao sei se eram ingleses ou australianos vendo televisao. Todo mundo meio desanimado. Eu nao estava entendendo nada. Barcelona, pô!

Comecei a conversar com o cara da recepçao, uma verdadeira figura daquelas que vao ficar marcadas até o fim da viagem. Ja pensava em deisistir (também nao tava afim de sair sozinho) quando chegou uma menina perguntando, em espanhol, o caminho para uma balada. Ele explicou e ao final completou. "Ele também é brasileiro". Pronto. Impressionante como tem brasileiro viajando pela Europa. Acho que já disse isso em outro post, mas é verdade. Ela é uma campineira, super simpática, que estava saindo com duas irmas gêmeas cariocas. Elas me perguntaram se eu queria ir e eu topei na hora. Apesar de ter gasto um pouco mais do que eu estava querendo, foi bem divertido.

Na volta, pelas oito horas, foi o tempo de tomar café da manha, banho e sair para a rua. Sabia que se deitasse a cabeça no travesseiro, nao acordava mais. Revolvi minha viagem para o próximo destino, Nice, daqui a quatro dias, de ônibus, e fui passear pelo Bairro Gótico, ver algumas coisas que nao tinha visto na minha rápida primeira passagem pela cidade. Aliás, Barcelona é o único lugar do roteiro que já tinha visitado antes. Mas na outra vez, em 2003, foi tao rápido, coisa de um dia e meio, que ficou muita coisa para trás.

Amanha a ideia é acordar e ir para o Monastério de Montserrat, que fica mais ou menos a uma hora de Barcelona. É daqueles lugares que a gente vê tipo no Discovery um dia desses e pensa: "Quando puder, eu vou lá". Bem, estou indo.

Nenhum comentário: