29 de jan. de 2010

Ultimo dia em Florença

Ontem a noite foi bastante agitada aqui. Até dois dias atras o hostel estava tomado por uma legiao de australianos (alias, a Europa esta tomada por eles). Porem nestas ultimas duas noites chegou uma turma nova com canadenses, britanicos e brasileiros para equilibrar um pouco as coisas.

Nestas viagens para o exterior eu sempre acho legal conhecer gente de outras nacionalidades e culturas, mas confesso que ja estava com saudade de uma conversa em portugues. As vezes nem sei mais se digo mercy, gracias, thanks ou gracie. A turma toda se juntou na cozinha do albergue onde ficamos tomando vinho e conversando sobre coisas diversas. Sempre bem legal quando tem gente de varias nacionalidades porque amplia o leque de possibilidades para conversas.

Mais tarde saimos eu, mais um paulista, um casal de cariocas e um ingles (pois é, so a brasileirada sobreviveu ao vinho...). Fomos à alguns bares, ouvimos boa musica (é otimo estar em um continente que nao existe axe e pagode e rock é uma coisa normal). No final, como em toda balada europeia, tudo termina em kebab.

Hoje acordei, tomei meu café, banho e segui para Siena. Acho que valeu muito a pena. A cidade é linda, manteve seu centro medieval praticamente intacto. A praça do Palio impressiona. Imaginava que a pista era mais larga. Me bateu uma curiosidade de assistir a corrida um dia. Deve ser uma loucura.
Legenda: Plaza del Campo, onde é disputado o famoso Palio

Além disso, é daquelas cidades gostosas de se perder, em que vamos descobrindo as coisas. Nao tem muitas atraçoes solos, o conjunto da cidade que è legal mesmo.

Na volta simplesmente apaguei no trem. A viagem até Firenze dura uma hora e meia. Se nao fosse a parada final acho que teria perdido a estaçao. Acordei com o trem ja parado e as pessoas descendo.
Legenda: ruas do centro de Siena

Amanha é dia de mudança. Deixo Firenze, cidade maravilhosa, da qual so levarei boas lembranças, e sigo para Roma. Viagem curta, de uma hora e meia, em trem de alta velocidade.

O saldo final para Florença foi otimo. A cidade é muito gostosa, tem muita historia, tem muita vida jovem e o hostel, Academia, é muito bom. Limpo, organizado, bom café da manha, boas camas, boa frenquencia, bom staff, e vinho com aperitivo no final da tarde. Foi o mais caro até agora tambem, 22 euros por noite, mas acho que cosiderando que estou na Italia, valeu.

Alem disso, viajar pela Toscana é demais. Fui para Pisa e Siena, mas no caminho do trem, mesmo sendo inverno, as imagens sao lindas. Em algumas paradas podemos ver um pouco de cada cidade e todas parecem ser bastante charmosas. Vamos ver como serao as proximas regioes da Italia que visitarei.

Para marcar hostel em Roma foi um problema. Perguntei para umas dez pessoas e a resposta sempre foi a mesma. "Nao fica no mesmo que eu fiquei". No Hotel World, todos os albergues da cidade tem notas baixas e muitos comentarios ruins. Acabei indo em uma indicaçao que achei no site do Globo. Vamos ver...

Mas independente disto, tenho muito expectativa pelo o que encontrarei na cidade. Sua historia é fascinante e tantas muita coisa para visitar. Enato, "vamo que vamo"!

PS: nunca è demais lembrar que os erros de acentuaçao e digitaçao nos textos sao por causa da configuraçao dos teclados europeus. Eu sei que da para configurar, mas, francamente, nao vou ficar perdendo tempo com isso.

Nenhum comentário: