23 de jan. de 2010

Mônaco

Hoje acordei às nove horas, tomei um banho, café, e fui para estação de ônibus para ir à Mônaco.

Para chegar à Monte Carlo de Nice é muito facil. Pode-se ir de trêm ou ônibus. Me indicaram ir pela segunda opção por ser mais barato e mais bonito. Saem ônibus a cada 15 minutos, o dia inteiro, e à noite e de madrugada à cada 25. A passagem custa 1 euro. So para efeito de comparação, o ônibus urbano de São Paulo custa 2,70 reais.

A saida é da estação de Nice e o ponto final em Menton, cidade um pouco depois de Mônaco.

Desci exatamente onde seria a reta dos boxes do circuito de Formula 1. Fiquei impressionado com o pequeno espaço de tudo. Como eles fazem para colocar aquela estrutura toda ali eu não sei. Bom, obviamente que minha primeira reação foi caminhar pelo traçado da corrida. Tirei foto de todas as curvas e me peguei em varios momentos as estudando e lembrando de momentos historicos. Especialmente aquele GP de historico de 84, em que Ayrton Senna surgiu para o mundo.

Durante o trajeto conheci o famoso Cassino, o Hotel Paris e a marina. Depois sai um pouco da regiao da Formula 1 e passei pelo Palacio Real, da Catedral e os famosos jardins do principe Rainier.

Voltei ao porto e tomei um café (absurdos 2 euros por um expresso!!) entre loiras de calça de couro e italianos milionarios (so tem italiano aqui).

No final me bateu aquela impressao que se Mônaco nao fosse Mônaco, seria o lugar mais idiota do mundo para visitar. "Venha ver como somos ricos, andamos de Ferrari em ruas que so cabem um Mini, temos barcos maiores que nossos apartamentos e temos namorada loiras de 1,80 m que não ligam para nossas crises dos 50 anos." Esse deveria ser o slogan da cidade.

So que Mônaco é Mônaco e com certeza foi um dos lugares que mais gostei de conhecer na vida. Assisto corridas de Formula 1 desde que nasci (segundo minha mãe, antes até) e sempre vi esse lugar como algo fora do meu alcance. Bem, alcancei. A vida segue. Amanhã, Cannes.

Nenhum comentário: