27 de jan. de 2010

Sol apareceu em Firenze

Ontem, apos ter atualizado o blog conheci a turma do albergue. Saimos para comer em uma trattoria aqui perto. Estavam dois americanos, uma inglesa, um australiano, que esta viajando sozinho, e duas australianas. Foi uma noite bem legal. Apos comermos, enquanto os americanos, bem malinhas estes, foram para a estaçao para pegar um trem para Paris, mais tres australianas e uma das recepcionistas do hostel, malaia, se juntaram a nos para sairmos a noite. Com tantos australianos, no fim da noite eu ja estava me apresentado como sendo de Brisbane.

Alem de muita historia, Florença é uma cidade bastante jovem, por causa da Universidade que tem aqui. Por onde andamos vemos pessoas na faixa dos vinte e poucos anos, de varias nacionalidades, que vieram estudar principalmente artes. Por isso mesmo, é um lugar com muitos bares. E povo daqui tem bom gosto. Clubes de jazz, blues, rock classico e lounge dominam a cidade.

Fomos a um bar de jazz e blues sensacional, com uma turma bastante jovem tocando coisas muito legais. No final, a recepcionista do albergue foi convidada para cantar umas musicas no palco e deu um puta show. A mulher tinha uma voz que era coisa do outro mundo. O guitarrista da banda era engraçadissimo. Daqueles italianos que ficam fazendo careta.

A cerveja aqui custa entre tres euros, uma lata comum, e cinco euros, um pint. Realmente um pouco cara... So que depois das duas da manha é proibido vender bebida com alcool na Italia, o que faz a maioria dos bares encerrarem a conta e a noite termina um pouco mais cedo do que em outros lugares. Claro que, antes de voltar para o hostel, rolou aquele Kebab basico que sempre faz mal no dia seguinte, mas a gente nunca deixa de comer no final da balada europeia.

Depois desta noite bastante divertida, acordei hoje bastante motivado para ir a Pisa. O dia estava otimo, sem um nuvem no ceu e um belo sol para esquentar. Tomei cafe, banho e fui para estaçao. Porem, por causa de um acidente entre trens na entrada de Florença, todas as linhas regionais (para Pisa, Lucca, Siena...) nao estavam operando. Somente a do trem de alta velocidade que nao para em mais nenhuma cidade da Toscana, e mesmo assim com mais de uma hora de atraso. Imaginem o caos que estava a estaçao.

A esta altura, ja era por volta de onze e meia, e eu tentei pegar um onibus. Porém, apesar da marcaçao em um quadro de saidas para Pisa de trinta em trinta minutos, a mulher da companhia me disse que so tinha vaga no onibus das tres horas. Sinceramente, por maior que fosse a procura, ainda mais por causa do problema na linha ferroviaria, achei a informaçao bastante estranha. Tentei falar com outras pessoas, mas nao consegui nada. Para sair de Florença às tres, achei que nao valia a pena. No meio dessa confusao toda ainda me surge uma manifestaçao dos professores por melhores condiçoes de trabalho nas escolas italianos. Ave...

Revolvi entao fui conhecer os lugares que eu ainda nao tinha ido em Florença mesmo. Basicamente os que ficavam depois do Rio Arno, que cruza a cidade. Fui à Plaza Michelangelo, onde se tem a vista mais bonita da cidade, e no Monastério San Miniato de Monte.
Legenda: Vista da cidade de Florença. Os principais destaques, da direita para a esquerda: o Duomo de Santa Maria del Fiori, de 1359, quarta maior igreja da Europa e até hoje o prédio mais alto da cidade, o Palazzo Vecchio, de 1322, usado para reunioes dos cidadaos da cidade, e Ponte Vecchio, de 1345, unica ponte da cidade que resistiu aos bombardeios da Segunda Guerra.

No almoço, tem umas casas em que voce pode comer algo simples, como um pao toscano com algum caldo dentro, hoje por exemplo comi com picadinho de tripa, que sai por cindo euros. O legal é que mais um euro ou no maximo um e cinquenta centavos, voce pode tomar vinho da casa a vontade. Fica uma refeiçao barata e consistente. Tem um nome especifico qu eme falaram, mas eu perdi minha anotaçao. Depois tento descobrir de novo.

Apos dois dias em Florença, gostei bastante da cidade. Muita cultura, bastante gente jovem e muito movimentada. Algumas coisas me chamaram a atençao tambem como habito de tomar sorvete apesar dos 10 graus. Italiano realmente adora sorvete. Sobre aquela velha discussao, bastante estupida por sinal, sobre se a pizza de Sao Paulo é melhor do que a da Italia, eu nao sei qual é melhor, mas tambem me chamou a atençao a quantidade de pizzarias. E sao boas sim.

Agora é torcer para amanha dar tudo certo e eu conseguir embarcar para Pisa. Tenho mais dois dias aqui. Na sexta tentarei fazer uma apanhado de Siena com San Gimignano. Mas tudo dentro d eum tempo elgal, sem correr. Se nao der tempo para ver tudo, paciencia. Prefiro ver pouco, mas ver bem. Recebi varias sugestoes otimas sobre a regiao tanto aqui quanto por e-mail da galera que esta acompanhando o blog e pelo o que vi no mapa a Toscana realmente merece uma atençao especial em uma proxima viagem. Porem, desta vez vai ficar nisso mesmo, o que convenhamos, ja esta sendo muito legal.

Ps: Minhas amigas australianas chegaram agora e me disseram que conseguiram pegar um trem para Pisa uma e meia da tarde. Paciencia... Fui eu que nao quis espera-las de manha...

Nenhum comentário: