22 de jan. de 2010

Viagem Barcelona-Nice

A viagem de Barcelona para Nice foi bastante conturbada. Para começar, o horario de onibus que eu vi do Brasil nao existia. Como nao valia a pena ir de trem (teria que rodar meia Franca, de madrugada, com tres conexoes), fui de onibus mesmo, em um horario horrivel, em que eu chegaria às duas da manha. Avisei o hotel que anteciparia a chegada e "vamo que vamo".

Peguei o onibus às 15h50 em Barcelona. Horrivel. A cadeira nao reclinava e era tudo muito apertado. A sorte é que estava vazio, so uns dez passageiros. Li um pouco e quando a noite caiu descobri que nao tinha iluminacao interna. Ou seja, guarda o livro. Comecei a reparar na estrada, o céu estava bem aberto e com muitas estrelas. De vez em quando passavamos perto de um castelo. Depois de um tempo peguei no sono.

Acordei com cara iluminando meu rosto com uma lanterna e falando frances. Era policial. Institivamente entreguei meu passaporte. Ele pegou, olhou e perguntou se eu falava frances. Disse que nao. Ele pediu para eu descer do onibus para mostrar minha bagagem. Sai abri minha mala para ele. Ele tirou praticamente tudo de dentro e depois falou que estava tudo bem e que eu poderia guardar minhas coisas. Enquanto eu reorganizava a mochila, os outros passageiros estrangeiros passaram pelo mesmo procedimento. Tudo na boa. No fundo, os policiais estavem tratando todos com respeito.

Depois de toda a revista percebi que havia uma agitaçao entre os tres motoristas. Ja estavamos hà quase uma hora parados. Me aproximei para tentar descobrir o que acontecia. O onibus simplesmente nao tinha autorizaçao para transportar passageiros entre paises da Uniao Europeia. Voltei para o meu lugar dando risada. Esperamos mais uma hora e a companhia enviou por fax o documento. Seguimos viagem.

Quando paramos em Marseille, subiu uma nova turma. Uma menina, de uns vinte anos falou algo comigo e eu respondi que nao falava frances (é a unica coisa que consegui aprender até hoje). Ela perguntou de onde eu era e respondi que era brasileiro. Para minha surpresa a menina começou a falar portugues.

Claire é de Paris e aprendeu portugues durante um intercambio em Dublin em que fez muitos amigos brasileiros, principalmente de Porto Alegre, inclusive seu namorado. Ficamos conversando por um bom tempo.

Cheguei em Nice por volta das quatro da manha. A rodoviaria estava fechada e o onibus me deixou na rua. Nao tinha uma alma viva na rua. Eu tinha o endereço do hotel e um mapinha do google maps que imprimi em Barcelona (sabia que chegar à essa hora poderia ser problema). Estava cansado. Com preguiça de ir à qualauer lugar. Sentei por um segundo na sargeta para pensar. Entao passou um taxi. Me joguei na frente. Fui para o hotel. Enfim, cama...

Nenhum comentário: