28 de jan. de 2010

Raizes

Eu sempre gostei de estudar as raizes historicas das coisas. Paises, cidades, familias, pessoas, times de futebol, sociedades e por ai vai. Acho que é uma bela maneira de entendermos melhor o que se passa no presente e o contexto de certas decisoes.

Bem, hoje tive a oportunidade de ir conhecer um pouco das minhas raizes. Tenho sobrenome e familia italianos e me orgulho muito disso. Porem, a verdade é que nunca tive um contato muito real com esse lado. Nao falo uma palavra e italiano e estou pela primeira vez no pais so agora, aos 26 anos. Talvez minha maior ligaçao com a Italia seja a pizza de domingo.

Mas sempre ha tempo de apertar melhor esses laços. Hoje foi um dessesmomentos para mim. Saì de Firenze por volta das onze e meia em direçao a Pisa, cidade onde a familia Santochi vivia antes de ir para o Brasil. Torre de Pisa, muralha, praças, Museu dell Sinopie, uma pela pizza de funghi da toscana, e depois visitei a rua em que meu vo morava (encontrei o endereço exato) e o estadio da equipe do Pisa, onde meu bisavo jogou.
Legenda: V. Card. Pietro Maffi, 6. Moravam mal os Santochi?

Pisa é uma cidade que foi bastante castigada pela Segunda Guerra. Da para ver que as construçoes nao sao tao antigas, ja que muita coisa foi reconstruida na segunda metade do seculo. Existem algumas ruinas da epoca tambem.

A cidade nao tem muitas atraçoes. Da para fazer o passeio em até quatro horas tranquilamente, sem correr, e parando para comer. A Torre e o Duomo da cidade sao monumentos realmente bonitos e incrivelmente bem conservados. Me chamou a atençao de, apesar de ficarem ao relento, nao terem manchas nem marcas do tempo. Para subir ao topo da Torre custa quinze euros. Achei um pouco caro.
Legenda: Estadio Romeo Anconetani

Bem, independente do resto, é um passeio legal, facil de fazer, o trem de Firenze demora pouco mais de uma hora e custa cinco euros.

Nenhum comentário: